Gaudium news > Arquidiocese de Pouso Alegre anuncia Ano Jubilar para 2020

Arquidiocese de Pouso Alegre anuncia Ano Jubilar para 2020

Pouso Alegre – Minas Gerais (Sexta-feira, 18-11-2016, Gaudium Press) A Arquidiocese de Pouso Alegre decretou que em 2020 celebrará seu Jubileu de fundação. A decisão ocorreu durante reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) realizada em 5 de novembro.

Arquidiocese de Pouso Alegre anuncia Ano Jubilar para 2020.jpg

Na ocasião, o coordenador de Pastoral arquidiocesano, Padre Mauro Ricardo de Freitas, juntamente com o Vigário Geral, Cônego Wilson Mário de Morais, apresentaram a proposta para a celebração dos 120 anos de história da Igreja mineira.

O ano jubilar é considerado um tempo oportuno para a população católica recordar e celebrar a soberania de Deus sobre todas as coisas e sua presença de salvação na história.

“A comemoração do jubileu se realiza através das celebrações litúrgicas e gestos concretos de gratuidade, de reconciliação e da prática da justiça social para o bem de todos como sinal do Reino definitivo. É celebração do tempo de Deus anunciado por Jesus, tempo de graça, tempo de promoção da vida (Cf. Lc 4, 18-19)”, dizia a proposta apresentada aos participantes.

Conforme a estrutura Virtude Teologal, Símbolo, Sacramentos, Enfoque pastoral, Enfoque litúrgico e sugestões de atividades, a proposta é realizar um triênio em preparação ao jubileu, sendo cada ano dedicado a uma virtude teologal. A abertura dos festejos acontecerá na Festa da Epifania do Senhor de 2017.

Etapas

No próximo ano, será refletida a Fé, tendo como símbolo a vela. Os sacramentos destacados serão os da iniciação cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia).

Já o segundo ano do triênio preparatório, em 2018, a Arquidiocese irá propor a reflexão da virtude teologal da Esperança, tendo a âncora como símbolo.

Por fim, em 2019, a Caridade será a virtude teologal refletida. O símbolo será a imagem do Lava-pés e os sacramentos destacados serão o Matrimônio e a Ordem.

No ano jubilar, em 2020, será destacado o Te Deum, focando como símbolo o Brasão da Arquidiocese de Pouso Alegre. O enfoque litúrgico ficará em torno da festa de São Sebastião, Padroeiro arquidiocesano.

Entre as atividades para este ano, uma delas é vista como prioridade: uma romaria dos membros da Arquidiocese ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.

Além disso, haverá celebrações jubilares setoriais com a Imagem de São Sebastião, o marco comemorativo no Centro de Pouso Alegre, a cerimônia pela memória dos falecidos que marcaram a caminhada das paróquias e uma extensa celebração em honra ao Padroeiro, com a presença de sacerdotes, bispos e religiosos considerados filhos da Igreja mineira. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Pouso Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas