Gaudium news > Reaberta, em Salvador, Igreja dedicada a São Domingos de Gusmão

Reaberta, em Salvador, Igreja dedicada a São Domingos de Gusmão

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 21-11-2016, Gaudium Press) A Igreja de São Domingos de Gusmão, localizada no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, foi reaberta ao público na última sexta-feira, 18 de novembro.

Reaberta, em Salvador, Igreja dedicada a São Domingos de Gusmão.jpg

Na ocasião, a solenidade de reabertura do templo, que ficou fechado por mais de duas décadas, acolheu milhares de fiéis. Além deles, estiveram presentes o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, e demais representantes da sociedade civil e militar.

“Além de ser secular, é de uma beleza única. É com emoção que a gente vê a concretização de um sonho de mais de duas décadas para a restauração e eu tenho certeza que quem vai frequentar aqui vai fazer aquela experiência que os primeiros habitantes da cidade ou aqueles que conheceram essa igreja fizeram: admiraram a beleza de Deus através da beleza feita pela arte humana”, afirmou Dom Murilo.

Sob os cuidados da Venerável Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, a Igreja construída há quase 280 anos precisou ser fechada nos últimos tempos devido ao risco de desabamento que a estrutura oferecia.

Em 2013, o Iphan deu início à restauração do espaço, com diversas intervenções em todo o templo. “Na nave central, que era a parte mais crítica, foi feita uma intervenção geral, como a recuperação do madeiramento e o endouramento. Foram recuperadas, ainda, imagens sacras, o telhado, o forro que estava todo danificado, além da iluminação”, contou Padre Lázaro Muniz, pároco da Catedral Basílica e capelão da Igreja de São Domingos.

Durante dois anos e meio de restauração, foram encontrados tesouros escondidos, como a pintura no teto da sacristia, que estava sob uma camada de tinta.

Agora, os visitantes que entrarem na Igreja e dirigirem seu olhar para o teto da nave central poderão conferir uma obra de valor histórico significativo: uma das pinturas de José Joaquim da Rocha, também recuperada.

Atividades religiosas

A primeira Missa após a reabertura da Igreja São Domingos de Gusmão será presidida por Dom Murilo no dia 3 de dezembro, às 9h. “Estamos realizando reuniões justamente para começar, a partir daí, a criar novos caminhos, como catequese e cerimônias de casamento, além das atividades próprias da espiritualidade da Irmandade, que é a espiritualidade dominicana, como os encontros e os dias de espiritualidade”, disse o Padre Lázaro.

O prior da Irmandade, Evilásio Bertoldo, declarou que “hoje essa Irmandade (Venerável Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão) está em festa. 22 anos que nós esperávamos que esse sonho fosse realizado. Finalmente hoje se concretiza esse sonho: São Domingos volta à sua casa depois de ter peregrinado”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas