Gaudium news > Instalado Tribunal Eclesiástico na Diocese de Santo André

Instalado Tribunal Eclesiástico na Diocese de Santo André

Santo André – São Paulo (Quarta-feira, 23-11-2016, Gaudium Press) A solenidade de instalação do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Santo André aconteceu no último dia 18 de novembro.

Instalado Tribunal Eclesiástico na Diocese de Santo André.png

Na ocasião, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, que também é o moderador do Tribunal, concedeu posse aos profissionais nomeados para atuar nesta missão.

O Tribunal Eclesiástico, conforme o Código de Direito Canônico, é um tribunal da Igreja que realiza a justiça canônica e direciona os caminhos corretos a serem seguidos em determinadas situações da vida da Igreja.

Dentro de um Tribunal Eclesiástico Diocesano, o bispo é o moderador, responsável por julgar as causas chamadas rito sumário ou breve. O Código de Direito Canônico prevê três tipos de processos: documental, por via ordinária e por rito sumário ou breve.

A proposta com a instalação do tribunal é agilizar o julgamento dos processos, que antes eram encaminhados ao Tribunal de São Paulo, reduzindo os custos do processo.

Em seu discurso de posse, o vigário judicial, Padre Jean Rafael Eugênio Barros, afirmou que “o Tribunal Eclesiástico é um instrumento do perdão e da solidariedade”.

Segundo o Padre Jean, não há justiça sem misericórdia. “A missão da Igreja, como exposto é pastoral. Portanto, a missão judicial da Igreja só pode ter como finalidade última aquela da própria Igreja: realizar o encontro do homem com Deus. O Tribunal realiza o ministério da graça de Deus, isto é, exerce o poder de julgar e de libertar a consciência”, concluiu. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas