Gaudium news > Vaticano divulga calendário das celebrações Natalinas do Papa

Vaticano divulga calendário das celebrações Natalinas do Papa

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 24-11-2016, Gaudium Press) O Departamento Pontifício de Celebrações Litúrgicas da Santa Sé distribuiu comunicado informando a agenda dos compromissos oficiais do Papa Francisco nas celebrações do período natalino no Vaticano.

Agenda Natalina

Faz parte dos compromissos oficiais do Santo Padre para o período natalino a Santa Missa a ser celebrada no próximo dia 12, por ocasião da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. A celebração eucarística será às 18 horas de Roma, na Basílica de São Pedro.

Na véspera do Natal, às 21:30 horas, O Papa Francisco celebra a tradicional ‘Missa do Galo’, na Basílica de São Pedro.

A Missa do Galo (‘in galli cantu’), celebrada tradicionalmente por volta da meia-noite, assinala a hora em que, segundo a tradição, teria nascido Jesus.

No dia 25 de dezembro, Solenidade do Natal do Senhor, o Papa Francisco terá o compromisso da mensagem e da bênção natalina ‘Urbi et Orbi’ (para a cidade (de Roma) e para o mundo), à hora do Angelus do meio dia, no balcão da Basílica do Vaticano.

Na passagem do ano, haverá a habitual oração do dia 31 de dezembro na Basílica do Vaticano que tem seu início marcado para as 17 horas de 31 de dezembro.

Nesta celebração inclui também a proclamação do cântico do ‘Te Deum’, hino litúrgico dos mais antigos que se canta em celebrações solenes de ação de graças.

O Papa preside à missa a 1º de janeiro de 2017, às 10 horas, quando, dentro da oitava do Natal, comemora-se a Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria.

Ainda haverá outras cerimônias próprias de janeiro: a solenidade da Epifania do Senhor, dia 6, quando Francisco celebrará às 10 horas e a festa do Batismo do Senhor, dia 8, às 9:30 horas. Nessa oportunidade o Papa batiza algumas crianças na capela sistina e o ciclo do Natal é encerrado.

“Missa do Galo”

A Santa Missa da Noite da Solenidade do Natal do Senhor, e a designação oficial da Missa do Galo. Ela é precedida pelo canto da ‘calenda’.

A festa do Natal assumiu uma forma definida no séc. IV, quando tomou o lugar da festa romana do ‘Sol invencível’, no mesmo dia 25 (VIII Kalendas Januarias: no oitavo dia antes do dia 1 de janeiro), uma data que tinha seu simbolismo próprio.

Ainda hoje, na liturgia católica, é recitada nesta ocasião a chamada “calenda” que é como se fosse o anúncio do nascimento de Jesus, que é colocado na oração como sendo na época da 194ª Olimpíada, no ano 752 da fundação de Roma, além de outras referências históricas que situam o dia do Natal do Senhor. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas