Gaudium news > Dia de Santa Catarina é festejado com louvores pelos fiéis do sul do país

Dia de Santa Catarina é festejado com louvores pelos fiéis do sul do país

Florianópolis – Santa Catarina (Sexta-feira, 25-11-2016, Gaudium Press) Os fiéis catarinenses celebram nesta sexta-feira, 25 de novembro, a memória de Santa Catarina de Alexandria, Padroeira do Estado, da Arquidiocese de Florianópolis e co-padroeira da capital.

Dia de Santa Catarina é festejado com louvores pelos fiéis do sul do país.jpg

A história de Santa Catarina apresenta a seguinte teoria: quando os primeiros descobridores estiveram em terras sulistas, no ano de 1526, deram o nome de Ilha de Santa Catarina.

No ano de 1922, o segundo Bispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, oficializou, através da Santa Sé, Santa Catarina como Padroeira da Arquidiocese, do Estado e co-titular da Catedral de Nossa Senhora do Desterro.

De acordo com o doutor em teologia, Padre Luís Inácio João Stadelmann, desde a fundação do Colégio Catarinense, em Florianópolis, em 1905, foi invocada a proteção de Santa Catarina de Alexandria sobre o mesmo. Desde então, ela passou a ser venerada também na Reitoria da Igreja. “Dedica-se, a Santa Catarina, a honra como titular do Estado e do Colégio Catarinense”, acrescentou o Padre Luís.

O sacerdote do colégio lembrou ainda que as bênçãos divinas imploradas pelos fiéis na invocação de Santa Catarina de Alexandria são dirigidas a Deus. “Atender estes pedidos é sinal da sua benevolência e do seu amor preferencial pela comunidade, de modo especial, pelos alunos”.

Pertencente à Arquidiocese de Florianópolis, a Igreja Santa Catarina de Alexandria do Colégio Catarinense foi reaberta em 1970, após um incêndio. Atualmente, atende aos alunos e funcionários da instituição, oferecendo serviços religiosos à comunidade, como as celebrações eucarísticas diárias. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Florianópolis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas