Gaudium news > Diocese de São João da Boa Vista (SP) celebra posse de seu novo bispo

Diocese de São João da Boa Vista (SP) celebra posse de seu novo bispo

São João da Boa Vista – São Paulo (Segunda-feira, 28-11-2016, Gaudium Press) Na Solenidade de Cristo Rei, cerca de 5 mil fiéis participaram no domingo, 20 de novembro, da posse canônica do quinto bispo diocesano de São João da Boa Vista, no interior paulista. Na ocasião, Dom Antônio Emídio Vilar foi empossado durante cerimônia que teve lugar no Centro de Integração Comunitário.

Diocese de São João da Boa Vista (SP) celebra posse de seu novo bispo.jpg

Antes do momento da posse, Dom Vilar concedeu uma entrevista coletiva à imprensa às 8h30, e em seguida, às 9h, participou de uma carreata pelas ruas de São João da Boa Vista até a Unifae.

Entre as autoridades eclesiásticas presentes na celebração, estava Dom David Dias Pimentel, de 75 anos, que se tornou bispo emérito de São João da Boa Vista a partir do momento em que Dom Vilar foi empossado.

Além disso, um extenso número de bispos e arcebispos, padres e diáconos da diocese e também de outros bispados participaram da cerimônia.

A celebração solene de posse canônica

Às 10h, teve início a celebração no Centro de Integração Comunitária, presidida pelo Arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva.

Após a leitura da bula papal de nomeação, Dom Moacir concedeu a posse a Dom Antônio Emídio Vilar, entregando o báculo, símbolo do pastoreio e comando da diocese.

Depois, o novo bispo sentou-se na Cátedra episcopal, símbolo do ensinamento do Evangelho. Na sequência, ouviu a mensagem de acolhida e recebeu os cumprimentos de representantes do clero, dos leigos, autoridades civis e familiares.

Por fim, Dom Vilar, dando continuidade, assumiu a presidência da celebração.

“Tomar posse como bispo da diocese é um momento muito especial de unção, de efusão do Espírito de Deus para a gente poder iniciar esse ministério. Toda essa comunidade que se reúne nessa fé vem também se fortalecer. O coração bate forte de sentir essa acolhida calorosa, que fortalece a gente diante do desafio e assim nos alegra de saber que toda a igreja que caminha, a gente vai poder caminhar juntos e sentir a presença e a ação de Deus em todos eles”, afirmou o mais novo bispo de São João da Boa Vista. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Ribeirão Preto

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas