Gaudium news > Campanha "Pequenos Reis Magos" é promovida pela Diocese de Colatina (ES)

Campanha "Pequenos Reis Magos" é promovida pela Diocese de Colatina (ES)

Colatina – Espírito Santo (Terça-feira, 29-11-2016, Gaudium Press) Entre as 16 dioceses do Brasil que aderiram à campanha “Pequenos Reis Magos”, está o bispado de Colatina, no Espírito Santo, que promove a ação mundial responsável por envolver crianças e jovens da catequese durante o período de Advento e Natal, em benefício dos pequenos em situação de risco e de total pobreza.

Durante este período, as crianças vestidas com trajes semelhantes aos dos Reis Magos irão cantar, bem como celebrar e abençoar as casas em que passarem. Com o recurso arrecadado, eles ajudarão os jovens de países como Guatemala, Guiné-Bissau, Haiti e Moçambique.

O valor obtido será enviado aos países após a celebração da ação de graças pela campanha, na sede da Pastoral da Criança – motivadora da ação -, em Curitiba, no dia 15 de janeiro.

Neste ano, além de Colatina, participam da iniciativa as arquidioceses de Belém (PA), Curitiba (PR), Maringá (PR), Natal (RN), Paraíba (PB), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e as dioceses de Estância (SE), Barra do Garças (MT), Barra do Piraí (RJ), Bragança do Pará (PA), Nazaré (PE), São José dos Pinhais (PR), São Mateus (ES) e Tocantinópolis (TO).

Vale ressaltar que qualquer diocese pode se candidatar para realizar a campanha. Contudo, é necessário que o bispo concorde com a iniciativa e escolha até três paróquias para realizá-la.

O início da campanha

Em 1843, uma menina nascida em uma família nobre de Aachen chamada Auguste von Sartorius ficou sensibilizada com as notícias sobre crianças carentes e em perigo de vida na China e na África.

Ainda quando tinha de 13 para 14 anos, decidiu angariar dinheiro com os amigos e parentes para resolver a situação das crianças no mundo.

Depois de alguns anos, a prática foi retomada em 1959 como uma ação de solidariedade que acontece até hoje, organizada pela Kindermissionswerk, beneficiando projetos com crianças de diversos países e despertando assim, nos próprios pequenos, uma atitude missionária.

Próximo ao dia 6 de janeiro, cerca de 500 mil crianças alemãs, entre 8 e 13 anos, de 12,5 mil paróquias, saem pelas ruas como Sternsinger, também conhecidos como os “Cantores da Estrela”.

Vestidos como Reis Magos, os pequenos levam à frente uma estrela e marcam nas casas por onde passam a sigla “C+M+B”, que em latim significa “Christus Mansionem Benedicat” (Cristo abençoe este lar).

Depois de cantarem e abençoarem as residências, elas arrecadam dinheiro para as crianças e jovens vulneráveis do mundo.
Atualmente, as crianças alemãs auxiliam a Pastoral da Criança Internacional, contribuindo para atividades nas Filipinas, na Guatemala e no Panamá. Futuramente, tem o intuito de ajudar os jovens de países africanos e de outros lugares da América Latina e Caribe. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Colatina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas