Gaudium news > Catedral de Valência acolhe representação de canto medieval da Sibila

Catedral de Valência acolhe representação de canto medieval da Sibila

Valência – Espanha (Quarta-feira, 30-11-2016, Gaudium Press) A Catedral de Valência, na Espanha, realizou pelo quinto ano consecutivo a representação do canto medieval da Sibila valenciana. Esta obra litúrgica foi realizada na véspera de Natal em diferentes templos espanhóis, em uma tradição que foi preservada até o século XVI.

Catedral de Valência acolhe representação de canto medieval da Sibila.jpg

O Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo de Valencia, esteve presente no evento, acompanhado pelas réplicas dos instrumentos representados nos afrescos dos anjos músicos sobre o altar mor da Catedral, os quais são datados do ano de 1472.

Os cantores da Catedral realizaram o toque manual dos sinos nas Maitines de la Consueta de 1527, após o qual foi interpretada a peça, cantada pelo Coral de la Generalitat Valenciana, pela meio-soprano Pilar Esteban como Sibila e por Alejandro Estellés, menino cantor da Escolanía da Basílica da Virgem dos Desamparados de Valencia.

“Neste ano a Catedral também permitiu telões de televisão a partir dos quais era possível ver toda a representação e, aliás, como novidade este ano, também em todo mundo era possível ver o tempo real do canto da Sibila através da transmissão direta e via streaming pelo canal no YouTube da Catedral de Valência”, explicou à AVAN o presidente das comissões diocesanas de Liturgia e Patrimônio Histórico e Artístico, Padre Jaime Sancho.

O canto medieval da Sibila, que representa o mistério do nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo, foi introduzido pelo Rei Jaime I no século XIII, após a conquista da cidade de Valência e se manteve em vigor até o Concílio de Trento. Atualmente é apenas conservado em lugares como a cidade espanhola de Mallorca, que teve sua representação declarada em 2010 como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, e em Alghero, pertencente à província de Sassari, na região da Sardenha, na Itália. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações AVAN

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas