Gaudium news > Os cientistas precisam se aliar na defesa do meio ambiente, diz Papa Francisco

Os cientistas precisam se aliar na defesa do meio ambiente, diz Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 01-12-2016, Gaudium Press) Durante a Plenária da Pontifícia Academia das Ciências, o Papa Francisco destacou aos membros deste encontro a necessidade dos cientistas de se aliar na defesa do meio ambiente.

Os cientistas precisam se aliar na defesa do meio ambiente, diz Papa Francisco.jpg

O único membro brasileiro da Academia é o Professor da Universidade de São Paulo, Vanderlei Bagnato. No momento em que cumprimentava o Pontífice, afirmou que a ciência está a serviço do Papa.

A contribuição do professor brasileiro à Plenária é a apresentação de alternativas para evitar o que ele chama de “catástrofe antibiótica”.

De acordo com Bagnato, “em termos de sustentabilidade, a vida é fundamental. Nós queremos criar sustentabilidade no planeta para que todas as formas de vida sejam plenas. A saúde do ser humano é um desses elementos, faz parte da sustentabilidade. E nós estamos passando por um processo com relação ao controle das infecções que é muito grave. Muitas das infecções bacterianas não mais respondem a antibióticos (…) E os antibióticos estão entrando no que eu chamo de uma ‘catástrofe’: eles estão deixando de ter o poder de controlar as infecções. E a ciência está olhando para isso”.

“Nós estamos hoje com técnicas que vão permitir tratar pneumonia com a inalação de uma substância e uma iluminação extracorpórea. Isso tudo vai contribuir para que as superbactérias não vençam e que, de fato, a vida tenha a sustentabilidade que precisa”, comentou o professor da Universidade de São Paulo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas