Gaudium news > Divulgada programação da Festa do Senhor do Bonfim em 2017

Divulgada programação da Festa do Senhor do Bonfim em 2017

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 05-12-2016, Gaudium Press) A Arquidiocese de Salvador divulgou a programação completa da tradicional Festa do Senhor do Bonfim. Inspirada no tema “Ao pé da cruz, Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria, porque não quer que caminhemos sem a proteção de uma mãe (cf. EG nº 285)”, a festividade contará com diversas homenagens ao Padroeiro.

Divulgada programação da Festa do Senhor do Bonfim em 2017.jpg

Com o intuito de divulgar a programação completa e as novidades para este ano, a Arquidiocese de Salvador promoveu uma coletiva de imprensa, conduzida pelo Padre Edson Menezes, reitor da basílica, em parceria com o juiz da devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Francisco José Pitangueira Bastos.

A Festa do Bonfim tem como propósito o de resgatar a dimensão da piedade popular e penitencial da caminhada e evangelizar pelo testemunho, o anúncio da Boa Nova e denúncia de tudo o que fere a dignidade da pessoa humana e destrói a vida.

Assim como nos anos anteriores, a Basílica acolhe peregrinações de grupos, movimentos, pastorais e paróquias arquidiocesanas, bem como devotos do mundo inteiro.

A novidade para 2017, durante o período da festa, fica por conta do Centro Comunitário Senhor do Bonfim, localizado no Largo do Bonfim (Colina Sagrada), que estará aberto ao público.

Além disso, a Imagem do Senhor do Bonfim acompanhará o cortejo juntamente com a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que estarão no andor durante a procissão. “A festa do Senhor do Bonfim é um bem cultural e é também um patrimônio religioso, o maior patrimônio religioso da nossa fé. Então, é uma festa referencial que marca a vida da cidade e que atrai muitos devotos e turistas do Brasil e do mundo”, disse o Padre Edson.

Vale ressaltar que a grade que dá acesso ao adro ficará aberta das 5h às 18h.

Programação

Em 2017, os fiéis se reunirão entre os dias 5 e 14 de janeiro para participar do novenário, sempre às 19h, na Basílica. A lavagem do Bonfim acontecerá no dia 12 e a festa, com a Procissão dos Três Pedidos, no dia 15.

O cortejo terá início às 8h com cerimônia na Basílica da Conceição da Praia (Comércio). Do local, será iniciada a quarta edição da Caminhada de Corpo e Alma, que seguirá em direção à Basílica do Senhor do Bonfim, onde o Padre Edson Menezes receberá os fiéis para a bênção da água.

Às 12h haverá a acolhida das baianas pelos membros da Devoção do Senhor do Bonfim e a entrega das vassouras para o início da lavagem do adro da Basílica, que desde o ano de 2014 é conhecida como a Lavagem de Corpo e Alma.

No dia 13, às 19h, a Basílica Santuário receberá também a visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que ficará no altar ao lado do Senhor do Bonfim até 16 de janeiro.

Já no domingo, 15, os fiéis participam, às 5h, da alvorada, seguida pela Santa Missa. Nesta data, serão feitas celebrações às 6h e às 7h30.

Outra novidade na programação da Festa Bonfim acontecerá após a Missa Solene, que será celebrada às 10h pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

“A bênção apostólica é dada pelo Papa, mas o bispo de uma diocese pode escolher entre três datas e assim conceder esta bênção. Dom Murilo escolheu os dias 6 de agosto, 8 de dezembro e o dia da festa do Senhor do Bonfim. Então, pela primeira vez, Dom Murilo vai nos conceder a bênção apostólica no final da Missa Solene”, relatou o Padre Edson.

Às 16h os fiéis se encontram na matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares para o início da Procissão dos Três Pedidos, com destino à Colina, onde acontece o rito das três voltas à Basílica do Bonfim. Ao final, todos se reunirão para a bênção do Santíssimo Sacramento. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas