Gaudium news > Papa Francisco destaca importância da preparação espiritual para o Natal

Papa Francisco destaca importância da preparação espiritual para o Natal

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 05-12-2016, Gaudium Press) O Papa Francisco afirmou durante a Audiência Geral de domingo, antes da oração mariana do Angelus, que, “Com o nascimento de Jesus em Belém, é o próprio Deus que faz morada no meio de nós para libertar-nos do egoísmo, do pecado e da corrupção”.

Ele realçou suas palavras afirmando que a preparação para o Natal exige uma “conversão” interior” que rejeite o egoísmo, a corrupção e a exploração, atitudes que Francisco considerou como sendo “atitudes do diabo”.

As palavras do Santo Padre foram proferidas na Praça de São Pedro diante de milhares de peregrinos e visitantes reunidos para a tradicional recitação do ângelus dominical, ao meio-dia de Roma.

O Papa destacou ainda que a celebração do nascimento de Jesus é “sobretudo um acontecimento religioso”, e é por isso que, além da “grande alegria exterior” é necessária uma adequada “preparação espiritual”:

“Trata-se de deixar os caminhos cômodos, mas enganadores dos ídolos deste mundo: o sucesso a todo custo, o poder à custa dos mais fracos, a sede de riqueza, o prazer a qualquer preço”, disse o Pontífice, que ainda repetiu estes alertas, convidando os católicos a expulsar as “atitudes pecaminosas” e a levar a cabo “uma mudança” na sua vida, isto é, a “converter-se todos os dias, um passo em frente, todos os dias”.

Advento

Estando no segundo domingo do Advento, tempo litúrgico de quatro semanas que a Igreja Católica reserva para a preparação do Natal, o Papa Francisco sublinhou para os presentes que a mensagem destes dias se caracteriza em um “anúncio feliz” do Reino de Deus que já está “no meio” da humanidade, a “mensagem central” da missão cristã:

“Quando um missionário, um cristão vai anunciar Jesus, não faz proselitismo como se fosse um adepto de futebol que procura mais simpatizantes para a sua equipe, vai simplesmente anunciar: o Reino de Deus está no meio de vós”, disse. E afirmou que quando a proposta de Deus é acolhida com “fé e humildade”, nascem “o amor, a alegria e a paz”.

Antes de despedir-se, o Papa fez uma oração:

“Que a Virgem Maria nos ajude no encontro com este Amor cada vez maior, que na noite de Natal se fez pequeno, pequeno, como uma semente caída na terra; e Jesus é esta semente, a sementes do Reino de Deus”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas