Gaudium news > Cinco maneiras para viver o Advento em Família

Cinco maneiras para viver o Advento em Família

Redação (Segunda-feira, 05-12-2016, Gaudium Press) O Advento, considerado um tempo de espera e de preparação para o Natal, é uma ocasião propícia para compartilhar em família e unir os corações para receber Jesus Cristo, o Salvador.

Mas como viver este tempo e em que lugar? A Gaudium Press separou cinco dicas que irão ajudar as famílias católicas a celebrar este período que antecede as comemorações natalinas.

A Grinalda do Advento

Cinco maneiras para viver o Advento em Família.jpg

É uma tradição que simboliza a espera do Nascimento de Jesus que transcorre durante as quatro semanas do Advento. É circular para significar a eternidade de Deus e se adorna com galhos das árvores, principalmente de pinho e algumas sementes e frutos que evocam a vida e a ressurreição. Sobre ela, são colocadas quatro velas, sendo três delas roxas, simbolizando a penitência e a oração, além de uma da cor rosa, em alusão à alegria. Cada uma delas são acesas a cada domingo do Advento.

O presépio de Belém

Cinco maneiras para viver o Advento em Família (2).jpg

A tradição de realizar o presépio é oriunda de São Francisco de Assis, que em 1223 quis recrear na cidade de Greccio, na Italia, o nascimento de Jesus. A cena possui elementos essenciais, que são as imagens da Virgem Maria, São José e do Menino Jesus, acompanhados pelos animais que faziam parte deste momento solene. Também estão incluídos os Reis Magos, um anjo e a Estrela de Belém.

A Novena de Natal

A oração que nasceu na Colômbia e é realizada do dia 16 até 24 de dezembro em torno do presépio. É uma tradição rezar em família e com os amigos, sendo que a cada dia, pode ser realizada em uma casa diferente. A chamada Novena de Aguinaldos, como também é conhecida, tem sua origem datada do século VIII com o Frei Fernando de Jesús Larrea, sacerdote franciscano responsável por escrever várias meditações sobre o acontecimento da encarnação do Filho de Deus e seu nascimento. Posteriormente, no século XIX, a Madre María Ignacia compôs os “gozos”, que são as estrofes cantadas junto com as meditações.

A Árvore de Jessé

Cinco maneiras para viver o Advento em Família (3).jpg

É a representação artística da árvore genealógica que mostra a relação de Jesus Cristo com Jessé, pai do rei David, e com os demais personagens bíblicos que foram os antepassados do Filho de Deus. Desde tempos, já é costume montar uma árvore com um ramo colocado em um local visível na casa, uma vez quando iniciado o Advento. Enquanto passam os dias para a chegada do Natal, as famílias decoram a árvore com cada um dos nomes da genealogia de Jesus, os quais são representados com alguns desenhos.

Os anjos do Advento

Cada membro da família, ao iniciar o período que antecede o Natal, poderá escolher secretamente o nome de um familiar para convertê-lo em seu anjo do Advento. Desta forma, durante as quatro semanas antes das festas natalinas, devem ser oferecidos sacrifícios, bem como orações e atos de bondade pelo ente querido. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações foryourmarriage.org e fratefrancesco.org

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas