Gaudium news > Presépio Tradicional Português no centro histórico de Beja

Presépio Tradicional Português no centro histórico de Beja

Beja – Portugal (Terça-feira, 06-12-2016, Gaudium Press) Um Presépio Tradicional Português será inaugurado no dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição de Maria, no cento histórico de Beja.

Presépio Tradicional Português no centro histórico de Beja.jpg

A iniciativa é do Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHA) e da Câmara Municipal de Beja.

O DPHA da diocese de Beja distribuiu um comunicado informando que o “presépio tradicional português no coração do Alentejo” vai ser inaugurado pelo bispo de Beja D. João Marcos e por João Rocha, presidente do município, na quinta-feira, dia 07, às 18:30 horas.

Enquadramento perfeito: Igreja Nossa Senhora dos Prazeres

O comunicado conjunto Diocese-Câmara informa que “Em 2016, o Departamento do Patrimônio uniu esforços à Câmara Municipal de Beja para a montagem, pela primeira vez, de um Presépio Tradicional Português no enquadramento impar da igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, o Museu Episcopal de Beja, em pleno centro histórico da cidade”.

O Presépio Tradicional Português foi Projetado pelo arquiteto Ricardo Estevam Pereira e pela conservadora-restauradora Sara Fonseca. Ele “segue de perto a prática histórica nacional”, as figuras e adereços “são oriundos de diferentes localidades da Diocese”. Este fato só realça o “carácter regional do conjunto”, onde se incluem também peças do Paço Episcopal de Beja, do Museu de Arte Sacra de Santiago do Cacém e de outras coleções históricas.

Origem do material de montagem

Tudo que forma o Presépio vem de lugares muito característicos. O comunicado do DPHA informa, por exemplo, que a cortiça utilizada é de Brinches, Serpa; o musgo vem de Santa Margarida do Sado, em Ferreira do Alentejo.

As flores e as estrelas de papel que serão utilizadas foram feitas no Museu de Sines e o desenho ficou por conta do Centro UNESCO para a Arquitetura e Artes Religiosas.

Enraizado na Tradição Portuguesa

O DPHA assinala em seu comunicado que o presépio está “bem enraizado” na tradição portuguesa, e associado a um conjunto “plurissecular de manifestações artísticas com uma identidade própria”.

“A equipe que assegurou a montagem do novo presépio quis ligar a tradição à continuidade da prática de elaborar presépios. Por isso incluiu na sua equipe de montagem uma menina de 6 anos, que interveio em todos os momentos da concepção e de realização do projeto”, destacou a organização.

Um milhão de visitantes

A Diocese alertou o quanto desacredita um presépio elaborado dentro de um processo artístico que vai caminhando para uma “espécie de facilitarismo redutor, com soluções improvisadas ou de pronto-para-vestir”.

O Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico da Diocese de Beja recorda que em 2014 um presépio alentejano esteve montado na Basílica de Nôtre-Dame de Fourvière, em Lyon, na França. Ele recebeu a visita de “mais de um milhão de pessoas” e ainda o galardão internacional para “Historical Cribs” (Presépios Históricos). (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas