Gaudium news > Papa homenageia Imaculada Conceição e reza por todos a Ela confiados

Papa homenageia Imaculada Conceição e reza por todos a Ela confiados

Roma – Itália (Sexta-feira, 09-12-2016, Gaudium Press) Como costuma acontecer na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, o Santo Padre foi até a Praça de Espanha, localizada no centro de Roma, para prestar homenagem, venerar e fazer uma oração junto ao monumento à Imaculada ali erigido.

Papa homenageia Imaculada Conceição e reza por todos a Ela confiados.jpg

Em seguida o Papa dirigiu-se à Basílica de Santa Maria Maior, para rezar diante da imagem de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”, patrona de Roma.

As cerimônias tiveram início logo cedo quando uma equipe de bombeiros de Roma depositou flores aos pés da Imagem que fica no alto da coluna, levantada no centro da Praça.

Diversas organizações religiosas ainda realizaram cerimônias, procissões e orações ao longo do dia em honra da Imagem da Imaculada.

O Papa Francisco veio pela tarde, saudou os presentes, depositou flores aos pés do monumento a Maria, rezou e pronunciou uma longa oração a Virgem Concebida sem Pecado.

Oração do Papa

“Ó Maria, nossa Mãe Imaculada, no dia de tua Festa venho a Ti, e não venho sozinho: trago comigo todos aqueles que o teu Filho me confiou, nesta cidade de Roma e em todo o mundo, para que Tu os abençoe e os salve dos perigos.

Trago a Ti, Mãe, as crianças, especialmente aquelas sozinhas, abandonadas, e que por isso são enganadas e exploradas.

Trago a Ti, Mãe, as famílias, que levam em frente a vida e a sociedade, com seu compromisso diário e escondido; especialmente as famílias que têm mais dificuldades, por tantos problemas internos e externos.

Trago a Ti, Mãe, todos os trabalhadores, homens e mulheres, e confio a ti especialmente quem, por necessidade, se esforça em realizar um trabalho digno e aqueles que perderam o trabalho ou não conseguem encontrar um.”

Necessidade de Maria

Francisco continuou sua oração mostrando o que necessita de Maria:

“Temos necessidade de teu olhar imaculado, para reencontrar a capacidade de olhar para as pessoas e as coisas com respeito e reconhecimento, sem interesses egoístas ou hipocrisia.

Temos necessidade de teu coração imaculado, para amar de maneira gratuita, sem segundas intenções, mas buscando o bem do outro, com simplicidade e sinceridade, renunciando à máscaras e truques.

Temos necessidade de tuas mãos imaculadas, para acariciar com ternura, para tocar a carne de Jesus nos irmãos pobres, doentes, desprezados, para levantar aqueles que caíram e sustentar quem vacila.

Temos necessidade de teus pés imaculados, para ir de encontro àqueles que não podem dar o seu primeiro passo, para caminhar nos caminhos de quem está perdido, para ir e encontrar as pessoas sozinhas. “

Agradecimento e Pedido

“Nós te agradecemos, ó Mãe, -continuou o Santo Padre- porque mostrando-se a nós livre de qualquer mancha de pecado, Tu nos recordas que antes de tudo existe a graça de Deus, existe o amor de Jesus Cristo que deu a vida por nós, existe a força do Espírito Santo que tudo renova. Faz que não cedamos ao desencorajamento, mas, confiando na tua constante ajuda, nos empenhemos a fundo para renovar nós mesmos, esta Cidade e o mundo inteiro. Reza por nós, Santa Mãe de Deus”.

Os Papas após o dogma da Imaculada Conceição

O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado em 8 de dezembro de 1854 pelo Beato Papa Pio IX. Três anos mais tarde, em 8 de dezembro de 1857, o Papa abençoou e inaugurou o monumento da Imaculada que fica na Praça de Espanha, em Roma.

O Papa Pio XII foi o primeiro a enviar flores à Praça de Espanha na Solenidade da Imaculada. São João XXIII, em 1958, dirigiu-se à Praça de Espanha e depositou aos pés do monumento um cesto contendo rosas brancas e em seguida visitou a Basílica de Santa Maria Maior.

O mesmo gesto foi repetido pelos Papas Beato Paulo VI, São João Paulo II e Bento XVI. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas