Gaudium news > Proposta de lei na Ucrânia buscar celebrar o Natal segundo o calendário gregoriano

Proposta de lei na Ucrânia buscar celebrar o Natal segundo o calendário gregoriano

Kiev – Ucrânia (Sexta-feira, 09-12-2016, Gaudium Press) Como uma forma de dar atenção aos fiéis católicos, os membros do Parlamento da Ucrânia desenharam um projeto de lei para adicionar a festa do Natal conforme o calendário gregoriano (25 de dezembro).

Proposta de lei na Ucrânia buscar celebrar o Natal segundo o calendário gregoriano.jpg

A celebração atual correspondente ao calendário Juliano (7 de janeiro). Com a nova medida, há a possibilidade de aumentar a unidade da sociedade ucraniana, de acordo com declarações expressadas pela agência Risu.

A norma planeja uma reforma ao artigo 73 do Código laboral da Ucrânia, na qual conserva a lista de dias festivos não úteis e agrega a celebração do Natal na mesma data em que se comemora no Ocidente. A decisão beneficiaria cerca de 11 mil comunidades católicas de rito latino.

A Igreja Grego Católica Ucraniana, pertencente à maioria dos católicos do país – que conta com mais de 5 milhões e 300 mil fiéis ao redor do mundo -, celebra as festas natalinas em 7 de janeiro. A data de 25 de dezembro corresponde aos nove meses depois da Anunciação, comemorada no calendário ocidental em 25 de março.

O calendário macedônico, por sua vez, colocou a festa em abril, uma vez que o Natal no Oriente é comemorado em uma data diferente.

O Tempo do Advento para os grego-católicos está marcado pelo “ayuno de São Felipe”, um tempo de 40 dias de preparação desde 15 de novembro onde os fiéis se abstêm de carne e de doces, que são consumidos no domingo, dia em que não se fazem sacrifícios para honrar a memória da Ressurreição.

Desde o dia do Natal é realizada a festa da Apresentação no Templo (fevereiro). Nesta ocasião, além de entoarem diversos cânticos, os fiéis fazem o tradicional cumprimento natalino: “Cristo já nasceu”, no qual se responde: “seja glorificado”. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Risu

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas