Gaudium news > Carta Pastoral assinala centenário de Fátima como “sinal de esperança” para o futuro

Carta Pastoral assinala centenário de Fátima como “sinal de esperança” para o futuro

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 14-12-2016, Gaudium Press) O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou a publicação da Carta Pastoral ‘Fátima, sinal de esperança para o nosso tempo’.

Carta Pastoral assinala centenário de Fátima como sinal de esperança para o futuro.jpg

A Carta cuja aprovação de publicação acaba de anunciada trata do Primeiro Centenário das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, em 1917, aos três pastorzinhos.

O documento ‘Fátima, sinal de esperança para o nosso tempo’, foi discutido durante a Assembleia Plenária da CEP, no último mês de novembro.

Para os jornalistas, o padre Manuel Barbosa, porta-voz do episcopado católico afirmou que a Carta Pastoral visa ajudar os católicos a viver este acontecimento “com alegria”, “reavivar a permanente atualidade da mensagem de Fátima” e o “compromisso evangelizador”.

Padre Barbosa informou que os bispos querem colocar em destaque o “sentido profético” do convite à “conversão” e de “combate ao mal” que foi deixado em 1917, nas aparições aos pastorzinhos.

A Carta Pastoral

A carta será divulgada para o grande público nos próximos dias e está dividida em quatro partes. Ela começa com uma “história breve” do acontecimento do centenário de Fátima, um “grande acontecimento”.

Em seu texto, comenta-se a Mensagem de Fátima como uma “bênção fecunda” para a Igreja e para o mundo. Em seguida são apresentados alguns aspetos essenciais dessa mesma mensagem.

A Carta Pastoral propõe em sua última parte Fátima posta numa perspectiva de futuro “para a Igreja, Portugal e o mundo”, e acentua-se “rosto materno da Igreja” e o “anúncio profético da misericórdia e da paz”.

O padre Manuel Barbosa demostrou o desejo de que este documento seja levado pelos católicos “para sua leitura e reflexão”, preparando-se deste modo para a celebração do Centenário das Aparições.

A Carta e o Patriarca

Dom Manuel Clemente, presidente da CEP e cardeal-patriarca de Lisboa, no comunicado final da Assembleia Plenária de novembro, destacou que o documento reflete sobre “o que se passou e sobretudo a mensagem que os pastorzinhos nos contaram que a Senhora lhes disse”: “voltar ao Evangelho”.

O testemunho das três crianças conhecidas como pastorzinhos de Fátima (Lúcia, Francisco e Jacinta) é reconhecido pela Igreja Católica.

Foram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas