Gaudium news > Pastorezinhos de Fátima: postuladora aponta mudança na reflexão

Pastorezinhos de Fátima: postuladora aponta mudança na reflexão

Lisboa – Portugal (Quinta-feira, 15-12-2016, Gaudium Press) Irmã Ângela Coelho, disse que a reflexão teológica sobre Fátima “tem mudado muito nos últimos anos”.

Irmã Angela é religiosa do Instituto Aliança de Santa Maria. Ela acompanha os processos de canonização dos Pastorezinhos e orientou a reflexão do encontro de Advento dos serviços da Conferência Episcopal Portuguesa, na preparação para o Natal transcorrido no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.

Mudança de perspectiva

Segundo a Agencia Ecclesia, a religiosa afirmou que se assiste nos últimos anos a uma mudança de perspectiva “no olhar para o acontecimento”, a mensagem de Fátima, deixando de apresentar as aparições como “um conjunto de devoções”.

Para a Irmã Ângela, a abordagem de unidade parte do conceito de um “testemunho místico-profético”, no qual se procura dar a compreender Fátima como “um acontecimento que reflete a Trindade que ama” e proporciona uma “experiência de Deus”.

Fátima, escola de Fé

Segundo a religiosa, a partir de 1917 tem sido feita na Cova da Iria uma “leitura da história a partir da intimidade com Deus”, sublinhando que a dimensão profética de Fátima não é “adivinhar o futuro”.

Em suas palavras, a postuladora da causa de canonização dos Beatos Jacinta e Francisco Marto e vice-postuladora da causa de Irmã Lúcia citou o Papa emérito Bento XVI, que falava de Fátima como “escola de fé com a Virgem Maria por mestra”.

O encontro do Advento onde Irmã Ângela fez suas afirmações para os serviços da Conferência Episcopal Portuguesa, (CEP) concluiu-se com a celebração da Missa, presidida pelo padre José Manuel Pereira de Almeida, secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Ecclesia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas