Gaudium news > Papa Francisco envia mensagem de pesar pelo falecimento do Cardeal Arns

Papa Francisco envia mensagem de pesar pelo falecimento do Cardeal Arns

São Paulo (Sexta-feira, 16-12-2016, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo, Paulo Evaristo Arns, será sepultado nesta sexta-feira, 16, após cerimônia na Catedral Metropolitana (Catedral da Sé) presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, às 15h.

Papa Francisco envia mensagem de pesar pelo falecimento do Cardeal Arns.jpg

O religioso, que morreu com 95 anos, devido à falência múltipla de órgãos, será o primeiro cardeal enterrado na cripta da Catedral da Sé.

No espaço encontram-se sepultados dois arcebispos, onze bispos, três padres e o cacique Tibiriçá, primeiro cidadão de São Paulo, batizado e catequizado pelos jesuítas. O último arcebispo enterrado no local foi Dom Josephi Gaspar, em 1942.

Telegrama do Papa

Em vista do falecimento do Cardeal Arns, o Papa Francisco, em um telegrama enviado à Arquidiocese de São Paulo, expressou seu pesar e elevou suas orações pela alma do purpurado.

Abaixo, a mensagem na íntegra:

 

Brasília, 15 de dezembro de 2016

Eminência,

Na ausência do Senhor Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’ Aniello, apraz -me transmitir a Vossa Eminência, da parte de Sua Santidade Papa Francisco e do Eminentíssimo Secretário de Estado, as seguintes mensagens:


Emmo e Revmo Dom Odilo Pedro Scherer

Cardeal Arcebispo de São Paulo

Recebida com grande pesar a notícia da morte do venerado irmão Cardeal Paulo Evaristo Arns, venho exprimir -lhe a si e bispos auxiliares, ao clero, comunidades religiosas e fiéis da Arquidiocese de São Paulo, bem como à família do falecido, meus pêsames pelo desaparecimento desse intrépido pastor, que no seu ministério eclesial se revelou autêntica testemunha do Evangelho no meio do seu povo, a todos apontando a senda da verdade, na caridade e do serviço à comunidade em permanente atenção pelos mais desfavorecidos.

Dou graças ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor e elevo fervorosas preces para que Deus acolha na sua felicidade eterna este seu servo bom e fiel, enquanto envio a essa comunidade arquidiocesana que chora a perda do seu amado pastor e à Igreja do Brasil, que nele teve um seguro ponto de referência, e a quantos partilham esta hora de tristeza que anuncia a Ressurreição, uma confortadora bênção apostólica.


Francisco P.P

Tendo sabido do falecimento do Cardeal Paulo Evaristo Arns, desejo testemunhar minhas condolências a Vossa Eminência e toda essa comunidade que ele apascentou durante quase trinta anos, procurando manter alto o farol da fé nos caminhos dos homens, sensível aos fermentos de renovação presentes no contexto eclesial e civil e movido sempre pela preocupação de realizar com fidelidade as orientações conciliares na edificação e consolidação da Igreja. Ao recordar os valiosos serviços por ele prestados à Igreja inteira com grande solicitude pastoral, a minha admiração e fraterna estima tornam-se oração que se une à Vossa pelo falecido Cardeal, invocando junto com o Divino Mestre o Prêmio Reservado aos seus discípulos fiéis. Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado.

 

(LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas