Gaudium news > Papa desafia jovens: partilhar alegria de Natal com os avós

Papa desafia jovens: partilhar alegria de Natal com os avós

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 20-12-2016, Gaudium Press) Falando a uma delegação de jovens adolescentes membros da Ação Católica Italiana o Papa Francisco fez-lhes um desafio: ele as convidou a partilharem a alegria do Natal com todos, porém, “de forma especial com os avós”.

Papa desafia jovens partilhar alegria de Natal com os avós.jpg

A visita dos jovens

A audiência concedida aos jovens da Ação Católica Italiana foi realizada em virtude das festas natalícias que se aproximam.
Eles foram recebidos na Sala do Consistório do Vaticano. Eram por volta de 70 adolescentes acompanhados pelos respectivos responsáveis que ali estavam para um momento de convívio e de partilha dos votos natalinos.

Francisco disse-lhes que o Natal se aproxima e que ele estava contente com a visita por estarem juntos vivendo um momento alegre e de partilha: “Agradeço-vos pela vossa visita e saúdo a todos com particular afeto. Vós vindes de diversas dioceses italianas, em representação dos Adolescentes da Ação Católica Italiana; por vosso intermédio, quero fazer chegar a minha saudação e o meu augúrio natalício à inteira família da Ação Católica Italiana.

O anuncio do Anjo no Natal

O Papa recordou que no Natal ressoará novamente o anúncio do anjo aos pastores:

“Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: hoje na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, Senhor”.(Lc 2, 10-11).

O Nascimento de Jesus é assim anunciado como uma “grande alegria”, disse o Pontífice, originada pela descoberta que Deus nos ama e através do nascimento de Jesus, Deus se fez próximo de nós para nos salvar. Somos amados por Deus, disse o Papa, exclamando em seguida:Que coisa maravilhosa! 

Por isso, aconselhou o Papa, quando estamos um pouco tristes, quando parece que tudo vai mal, quando um amigo ou uma amiga nos decepciona, ou quando somos nós mesmos que decepcionamos um amigo ou uma amiga, devemos recordar sempre este maravilhoso pensamento: que Deus me ama, Deus não me abandona.

“Sim, caros jovens, o nosso Pai é sempre fiel para conosco e não se cansa de nos querer bem, de seguir os nossos passos, mas também de vir ao nosso encontro todas as vezes que nos afastamos dele. Por causa disso, no coração do cristão existe sempre a alegria. E esta alegria se multiplica graças a partilha”.

Uma ação concreta

O dom da alegria deve ser testemunhado, advertiu Francisco, em todas ações, em todas as nossas relações: nas famílias, na escola, nas paróquias, enfim, em todos os lugares. Então o Papa passou aos jovens da Ação Católica uma “tarefa de casa”:

“Quero deixar-vos uma tarefa. Esta alegria contagiosa deve ser partilhada com todos, mas de modo especial, – e esta é a tarefa que vos dou -, com os avós. Falem sempre com os vossos avós; também eles têm esta alegria contagiosa.
Façam-lhes tantas perguntas, escutem-lhes, eles têm a memória da história, a experiência da vida e para vós este é um grande dom que vos ajudará no vosso caminho. Também eles precisam de vos escutar de entender as vossas aspirações, as vossas esperanças.

Eis, então, a tarefa: falar com os vossos avós, escutar os avós. Os idosos possuem a sabedoria da vida”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas