Gaudium news > Igreja do Rosário, em Congonhas (MG), tem seus elementos artísticos restaurados

Igreja do Rosário, em Congonhas (MG), tem seus elementos artísticos restaurados

Congonhas – Minas Gerais (Quinta-feira, 22-12-2016, Gaudium Press) No aniversário da cidade mineira de Congonhas, em Minas Gerais, a Prefeitura, o Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizaram a entrega do restauro dos elementos artísticos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Igreja do Rosário, em Congonhas (MG), tem seus elementos artísticos restaurados.jpg

Na Igreja do Rosário, foram restaurados o Retábulo-Mor, Cimalha da Capela-Mor, Arco-Cruzeiro, Tarja, Cimalha da Nave, Retábulo- Colateral, Púlpito, Forro do Nártex, Pias de Água Benta e Coro e a Pintura Geral.

Além disso, foi feito um novo conjunto de sineira que remete ao repertório barroco da época da edificação da Igreja.

A cerimônia de entrega dos restauros foi presidida pelo pároco da matriz de Nossa Senhora da Conceição, Padre Paulo Barbosa, em comunhão com o Frei Benigno, pertencente à Ordem dos Frades Menores.

De acordo com o pároco, estas ações representam a preservação do patrimônio cultural e religioso e significam ainda a comunhão para com a vida da Igreja e o compromisso de dar esta contribuição para a história.

“Este lugar é singular, prova da devoção à Nossa Senhora do Rosário, que se identifica com os pobres, negros e filhos devotos que rezam o terço como sinal de amor e reverência”, afirmou.

Por sua vez, o escultor e diretor municipal de Patrimônio Histórico, Luciomar Sebastião de Jesus, explicou que “a Igreja é muito singela. Os elementos artísticos do Altar-Colateral são do século XIX”.

“O Altar-Mor, apesar de muito alterado, também se mantem muito singelo com elementos dos séculos XVIII e XIX. O Querobim da Tarja do Altar-Mor é da lavra do entalhador Francisco Vieira Servas”, acrescentou Luciomar. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Mariana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas