Gaudium news > Reclusos celebraram Natal com ícone de Nossa Senhora das Prisões

Reclusos celebraram Natal com ícone de Nossa Senhora das Prisões

Beja – Portugal (Terça-feira, 27-12-2016, Gaudium Press) Dom João Marcos, bispo de Beja, juntamente com as equipes da Pastoral Penitenciária da diocese promoveram este ano a celebração do Natal com os presidiários rezando em torno de um de Nossa Senhora das Prisões.

Reclusos celebraram Natal com ícone de Nossa Senhora das Prisões.jpg

O ícone é de autoria do próprio Dom João Marcos que afirma ter encontrado esta invocação da Virgem Maria durante a preparação para o tempo natalício.

Ele apresenta o quadro como “anunciadora e portadora da ternura de Deus para estas pessoas privadas da sua liberdade e afastadas dos seus familiares”.

Peregrinando por prisões

No início de cada uma das celebrações de Natal realizadas nos Estabelecimentos Prisionais de Beja, de Pinheiro da Cruz e de Odemira, o ícone de Nossa Senhora foi apresentado aos presidiários com uma breve explicação a guisa de catequese.

Dom João informou que “No fim da celebração este ícone recebeu a veneração, os beijos e as devotas saudações de todos os presentes”.

Depois destas cerimônias e celebrações com a presença do ícone da Mãe de Deus, uma reprodução da imagem de Nossa Senhora das Prisões acompanha “centenas de reclusos nas suas celas”, na esperança de uma “autêntica regeneração e de uma vida nova, bela e justa”.

O ícone e a regeneração

O bispo de Beja explica que o processo de elaboração deste ícone teve tentativas falhas e várias camadas de história, vendo nele um símbolo da vida daqueles que têm um passado “marcado por grandes falhas e fracassos e cumprem agora penas de prisão, sonhando com uma vida resgatada e digna”.

Para Dom João Marcos “É impossível não ver nas vestes manchadas de que estão revestidos o espelho das nossas vidas, e naquelas mãos maternas que sustentam e apontam para Jesus, mãos tão acariciadas e beijadas pelos presos, o resumo da minha missão no meio de vós”, conclui o Prelado ao dirigir-se aos fiéis de sua diocese explicando sua ação de apostolado no Natal. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Ecclesia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas