Gaudium news > Em entrevista, Cardeal Scherer faz uma reflexão sobre o ano de 2016

Em entrevista, Cardeal Scherer faz uma reflexão sobre o ano de 2016

São Paulo (Quarta-feira, 28-12-2016, Gaudium Press) Em entrevista concedida à imprensa, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Odilo Pedro Scherer, fez uma espécie de balanço acerca dos trabalhos realizados pela Arquidiocese no ano de 2016. Na ocasião, a coletiva teve lugar na Catedral Metropolitana.

Em entrevista, Cardeal Scherer faz uma reflexão sobre o ano de 2016.jpg

Durante a conversa com os jornalistas, o Arcebispo de São Paulo considerou este ano um período de muito trabalho e abordou temas sobre a Igreja e assuntos da sociedade em geral.

Deveres cumpridos e aprovação do 12º plano pastoral

Logo no início da entrevista, o Cardeal recordou os acontecimentos marcantes do ano, comentou sobre os deveres cumpridos, a revisão no 11 º plano pastoral de 2016 e ressaltou a aprovação do 12º plano pastoral e das urgências que ele traz com a evangelização e a ação da Igreja em São Paulo.

Possibilidade de Sínodo Arquidiocesano

Ainda, o Cardeal informou a perspectiva em realizar a iniciação do Sínodo Arquidiocesano:

“A Arquidiocese de São Paulo ainda não realizou nem um Sínodo diocesano, e isso é uma prática da Igreja, o Concílio Vaticano II incentivou e nós vamos realizar o primeiro Sínodo da Arquidiocese de São Paulo. Um processo longo, envolvente, trabalhoso, mas, através do qual a Arquidiocese procura se rever, se reorganizar, programar para melhor realizar aquilo que é próprio de sua missão”, lembrou o arcebispo.

“Amoris Laetitia”, a JMJ em Cracóvia e o Congresso Eucarístico no Pará

Em seguida, Dom Odilo sintetizou, entre os episódios mais importantes vivenciados na Igreja, o lançamento da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, de autoria do Papa Francisco, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Cracóvia, na Polônia, e o Congresso Eucarístico Nacional em Belém do Pará.

Outro acontecimento ressaltado durante a coletiva pelo Arcebispo de São Paulo foi a escolha do Santo Padre em eleger 17 novos cardeais com menos de 80 anos, no mês de novembro.

O Ano Mariano e os 300 anos do encontro da Padroeira do Brasil

Quando perguntado sobre este assunto, Dom Odilo comentou que a Igreja já está vivenciando o Ano Mariano Nacional, por iniciativa da CNBB.

Vale ressaltar que o Ano Mariano marca os 300 anos em que os pescadores encontraram Nossa Senhora Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul.

“O Ano Mariano Nacional também lembra o centenário de Nossa Senhora de Fátima, em 1917 que é a aparição de Nossa Senhora de Fátima. Esse ano começou em 12 de outubro de 2016 e vai até 12 de outubro de 2017, é um ano que teremos um carinho todo especial para Nossa Senhora, mãe de Jesus”, concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas