Gaudium news > Conselho Episcopal Latino-Americano unificará suas duas sedes de Bogotá

Conselho Episcopal Latino-Americano unificará suas duas sedes de Bogotá

Bogotá – Colômbia (Quarta-feira, 28-12-2016, Gaudium Press) Uma só será a sede do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) em Bogotá. Assim anunciou o próprio organismo eclesial em uma nota de imprensa emitida a partir do seu website, onde informou que em breve unificará suas duas sedes, uma localizada no setor de Usaquén, a outra no bairro São José de Bavaria no norte da capital, trabalho que se realizará a partir de janeiro até março de 2017 pela empresa Sociedade Colombiana de Arquitetos (SCA).

A decisão de unificar as sedes foi tomada em maio de 2013 durante a Assembleia do CELAM celebrada no Panamá. Na ocasião se definiu a unificação de seus centros pastorais.

Atualmente, como patrimônio imobiliário, o organismo eclesial conta com a sede da Presidência e dos Departamentos no setor de Usaquén, e a sede dos diversos centros no bairro São José de Bavaria sobre a Avenida Boyacá. O propósito é diminuir gastos e aproveitar o auto-sustento da instituição eclesial.

Conselho Episcopal Latino-Americano unificará suas duas sedes de Bogotá.jpg

“A Assembleia decidiu, entre as várias possibilidades propostas, alugar a sede de Usaquén e transladar todo seus escritórios e o pessoal à sede da Av. Boyacá, que conta com espaço suficiente para albergá-las. Com esta unificação das sedes, o CELAM prevê a redução de gastos em serviços públicos, em vigilância, em combustíveis, veículos e transportes, assim como também os gastos de cozinha”, diz nota de imprensa emitida pela Pontifícia Comissão para América Latina.

Para realizar o translado será necessário efetuar uma construção de um edifício que completará o espaço disponível, trabalho que foi confiado à empresa SCA.

Por sua vez, a unificação dos centros pastorais se efetuou no final de 2015 com a criação do Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina e o Caribe (CEBITEPAL), que congrega as instituições anteriores: Centro Bíblico (CEBIPAL), Instituto Teológico Pastoral (ITEPAL) e o Observatório Pastoral (OBSEPAL).

“Trata-se de um conjunto que tem três escolas concretas, todas orgânicas também, com uma mesma meta e um mesmo objetivo, promovendo a investigação, a formação e a reflexão. Esperamos que nosso Centro seja um espaço onde os melhores professores da América Latina e o Caribe tenham um lugar para encontrar-se, para investigar e para oferecer sua ciência. Mas também queremos que o CEBITEPAL seja um centro onde muitos alunos, muitos agentes de pastoral leigos, religiosos, religiosas, sacerdotes e Bispos do continente, possam vir a enriquecer-se”, explicou Dom Juan Espinoza, Secretário-Geral do CELAM e reitor do CEBITEPAL, ao dar a conhecer a notícia da unificação.

O CELAM foi criado em 1955 como organismo de comunhão, reflexão, colaboração e serviço para a Igreja da América Latina e o Caribe, assim como sinal colegial de comunhão com a Igreja Universal.

O atual presidente do organismo eclesial é o Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia; enquanto que Dom Carlos María Colazzi. Bispo de Mercedes, Uruguai, é o primeiro vice-presidente. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas