Gaudium news > Mosteiro de São Bento de Olinda celebra benção ao novo Abade

Mosteiro de São Bento de Olinda celebra benção ao novo Abade

Recife – Pernambuco (Quinta-feira, 29-12-2016, Gaudium Press) A comunidade beneditina de Pernambuco celebrou com os demais fiéis a benção que confirmou o então Prior Administrador do Mosteiro de São Bento de Olinda, Dom Luiz Pedro Soares, como o novo Abade.

Mosteiro de São Bento de Olinda celebra benção ao novo Abade.jpg

Na ocasião, o Arcebispo Dom Fernando Saburido presidiu a Bênção Abacial e a celebração eucarística.

Ao longo da cerimônia, estiveram presentes, além do clero arquidiocesano, abades, abadessas, priores, prioresas, monges, monjas, fiéis, amigos e familiares de Dom Luiz Pedro Soares e os demais fiéis que contemplaram este momento significativo para o mosteiro pernambucano.

Com a Basílica do Mosteiro de São Bento lotada, houve a instalação de um telão no pátio externo do templo para o restante do púbico que desejava acompanhar a celebração.

Inspirado pelo lema de seu abaciado, Dom Luiz Soares escolheu uma sentença extraída da Regra Beneditina: “Spem suam Deo commiterre (RB 4, 41)”, que significa “Colocar toda a esperança em Deus”.

Em sua homilia, que antecedeu a bênção abacial, Dom Fernando Saburido destacou as qualidades que um Abade deve priorizar na condução da vida monástica: “É preferível ao Abade ser lembrado por sua bondade do que ser temido. Um Pastor deve acolher e aproximar as pessoas de Deus”.

Cumprindo a tradição eclesial, Dom Fernando Saburido presidiu o rito da bênção do novo Abade, entregando-lhe a Regra Beneditina, e em seguida, o anel, que representa a fidelidade para com a comunidade, e a mitra e o báculo pastoral, que simbolizam a responsabilidade do pastor com o rebanho.

Segundo o novo Abade do Mosteiro de São Bento, receber o báculo pastoral representa um sinal de grande compromisso e responsabilidade, especialmente na formação de novos vocacionados.

Vale ressaltar que o Abade desempenha o papel do pai espiritual e do superior na comunidade, servindo de moderador entre o afeto de um pai e o rigor de um mestre.

Semelhante ao bispo, o cargo de Abade é vitalício e após os 75 anos, ele pode resignar e assim, é eleito outro Abade por voto direto dos integrantes da comunidade. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas