Gaudium news > Quatro milhões foram ver o Papa em 2016

Quatro milhões foram ver o Papa em 2016

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 29-12-2016, Gaudium Press) 3.952.140 fiéis e peregrinos estiveram com o Papa no Vaticano neste ano de 2016.

Quatro milhões foram ver o Papa em 2016.jpg

A revelação é da Santa Sé. Os dados foram divulgados pela Prefeitura da Casa Pontifícia e veiculados pela Rádio Vaticano.

Esses números referem-se às audiências públicas de quarta-feira, audiências especiais, oração do ângelus e ‘regina coeli’, celebrações litúrgicas na Basílica e na Praça de São Pedro. Também dizem respeito às 11 audiências jubilares que o Papa Francisco promoveu no âmbito do Ano Santo da Misericórdia.

A Santa Sé explica que esses índices são “aproximados”, calculados com base nas solicitações que chegam à Prefeitura para participar em eventos, nos bilhetes que foram distribuídos gratuitamente, e em “estimativas das presenças” nas celebrações da Praça de São Pedro.

Maior afluência

O período de maior afluência de visitantes e peregrinos registou-se nos meses de março, com a Semana Santa, e em setembro, durante a canonização de Santa Madre Teresa de Calcutá, destaca o Vaticano.

Só no Vaticano

As cifras das estatísticas que hoje foram publicadas referem-se apenas às atividades do Pontífice no Vaticano. Neles não estão incluídos os números relativos às atuações do Papa Francisco fora do Vaticano, tanto na Itália quanto quanto a outros países.

Viagens

Como se sabe, em 2016, Francisco realizou várias visitas à Diocese de Roma e a outras regiões italianas, como Assis, onde esteve por duas vezes.

O Papa ainda realizou viagens apostólicas a diversos países, como o México, a Arménia, a Polónia, a Geórgia, o Azerbaijão e a Suécia. Além disso deslocou-se à ilha grega de Lesbos, para estar com refugiados.

Recorde-se que, antes da viagem ao México, o Papa fez também uma escala em Cuba.

As estatísticas divulgadas hoje podem servir de termo de comparação: em 2015 as cerimónias no Vaticano contaram com a presença de cerca de 3,2 milhões de pessoas, enquanto em 2014 foram perto de 6 milhões. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas