Gaudium news > Espanha comemorará a festa da Transladação do Apóstolo São Tiago

Espanha comemorará a festa da Transladação do Apóstolo São Tiago

Santiago – Espanha (Quinta-feira, 29-12-2016, Gaudium Press) No próximo dia 30 de dezembro se celebra uma importante festividade para a tradição católica na Espanha: a Transladação do Apóstolo São Tiago, o maior.

Espanha comemorará a festa da Transladação do Apóstolo São Tiago.jpg

A história narra que Herodes Agripa, rei da Judeia, mandou decapitar ao Apóstolo, convertendo-se no primeiro mártir de todos os apóstolos. Seus sete discípulos, que haviam acompanhado à São Tiago em sua missão pela Espanha, roubaram pela noite o corpo, que o rei havia proibido enterrar, e o transladaram ocultamente ao porto de Jaffa, onde de maneira milagrosa encontraram um navio que lhes permitiu chegar até Iria Flavia, perto de Finisterre, na Espanha. A partir deste lugar, andando já por terra, conduziram seus restos mortais até onde hoje se encontra Santiago de Compostela.

O fato está consignado no Códice Calixtino, manuscrito atribuído ao Papa Calixto II:

“Empreendida, pois, a marcha até o oriente, transladam o sagrado féretro a um pequeno campo de certa senhora chamada Lupa, distante cinco milhas da cidade, e o deixam ali. Inquirindo quem era o dono daquele terreno, o averíguam por indicação de uns nativos e procuram veemente e ardentemente encontrar o que buscavam. Indo, por último, ao encontro da mulher a falar com ela, e contando-lhe o assunto tal como se desenvolveu, lhe pedem que lhes dê um pequeno templo onde ela havia colocado um ídolo para adorá-lo (…) E aquela nascida de nobilíssima estirpe, e viúva por intervenção da sorte suprema (…) medita no profundo de seu coração de que maneira os entregará a uma morte cruel, e lhes contesta, por último, ensinando hipocritamente: ‘Ide, buscai o rei que vive em Dugio, e pedi-lhe um lugar para dispôr a sepultura ao vosso morto’. Obedecendo suas indicações, uns velam com o ritual funerário o corpo do apóstolo em um lugar, e outros chegam o mais rapidamente possível ao palácio real, e conduzidos à presença do rei lhe saúdam segundo a etiqueta régia, e lhe contam em detalhes quem e de onde são, e por que haviam vindo. O rei, pois, ainda que a princípio de sua exposição lhes ouvia atento e benévolo, no entanto, atônito por um incrível estupor, duvidando que havia de fazer e inspirado por diabólica sugestão ordena, no auge da crueldade, que ocultamente se lhes prepare uma emboscada e que se mate aos servos de Deus. Mas, não obstante, descoberto isto por vontade de Deus, saindo secretamente, escapam fugindo com rapidez”.

Uma antiga tradição vinculava a festa do martírio do Apóstolo São Tiago no dia 30 de dezembro; mas após o descobrimento de Compostela em 25 de julho, a solenidade do martírio passou a ser celebrada naquele dia. Desde então o dia 30 de dezembro se comemora a solenidade do translado dos restos mortais do santo apóstolo. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas