Gaudium news > Igreja na Argentina anuncia que está organizando Encontro Nacional de Leigos

Igreja na Argentina anuncia que está organizando Encontro Nacional de Leigos

Buenos Aires – Argentina (Segunda-feira, 02-01-2017, Gaudium Press) Associações, movimentos e instituições laicais, assim como líderes de organismos diocesanos de comunhão laical e leigos comprometidos nas diversas pastorais da Igreja, estão sendo convidados pela Conferência Episcopal Argentina (CEA) para que participem em 2017 do Encontro Nacional de Leigos.

Igreja na Argentina anuncia que está organizando Encontro Nacional de Leigos.jpg

A convocatória vem do Departamento de Leigos (DEPLAI) da Comissão Episcopal de Leigos e Família (CELAF) do organismo eclesial argentino, que realizará este importante evento no dia 20 e 21 de maio em Santo Antônio de Arredondo, Província de Córdoba.

“Leigos em saída: compartilhamos como povo de Deus a alegria do Evangelho” é o lema deste evento que terá como ponto de partida o texto do Evangelho de João 20-21: “Como o Pai me enviou, também eu os envio a vocês”, e o convite que fez o Papa Francisco a partir da Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ onde chama a viver “uma nova etapa evangelizadora marcada pela alegria”.

Tal como expõem o episcopado argentino em nota à imprensa, são vários os objetivos que se propõem com a realização do Encontro Nacional de Leigos. O primeiro deles é a construção de “um espaço de comunhão laical e um caminho de participação para a edificação da Igreja, a animação missionária e a construção do bem comum”.

Igualmente, se pretende “promover uma consciência mais viva da corresponsabilidade dos leigos na Igreja e na construção da sociedade temporal”, e “oferecer um âmbito de reflexão e diálogo para fortalecer a identidade e a espiritualidade laical”.

As comunidades, associações, instituições laicais e pessoas interessadas em participar do encontro, podem se inscrever desde o dia 1º de janeiro de 2017, quando o Departamento dos Leigos (DEPLAI) habilitou a inscrição online.

A vocação dos leigos na Igreja

São João Paulo II na Exortação Apostólica Postsinodal ‘Christifideles Laici’, sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no Mundo -com data de 30 de dezembro de 1988-, falou sobre o importante lugar que ocupam os leigos dentro da Igreja.

O Pontífice escreveu: “Já Pio XII dizia: ‘Os fiéis, e mais precisamente os leigos, se encontram na linha mais avançada da vida da Igreja; por eles a Igreja é o princípio vital da sociedade humana. Portanto eles, eles especialmente, devem ter consciência, cada vez mais clara, não somente de pertencer a Igreja, mas de ser a Igreja; quer dizer, a comunidade dos fiéis sobre a terra sob a guia do chefe comum, o Papa, e dos Bispos em comunhão com ele. Eles são a Igreja (…)'”.

Também recorda no documento o triplo ofício no qual participam também os leigos: “Eis aqui um novo aspecto da graça e da dignidade batismal: os fiéis leigos participam, segundo o modo que lhes é próprio, no triplo ofício -sacerdotal, profético e real- de Jesus Cristo. É este um aspecto que nunca foi esquecido pela tradição viva da Igreja”.

Além disso, em outro ponto da Exortação, São João Paulo II sublinha aos leigos sua tarefa dentro da Igreja: “Esta é a tarefa maravilhosa e esforçada que espera a todos os fiéis leigos, a todos os cristãos, sem pausa alguma: conhecer cada vez mais as riquezas da Fé e do Batismo e vivê-las em crescente plenitude. O apóstolo Pedro falando do nascimento e crescimento como de duas etapas da vida cristã, nos exorta: ‘Como crianças recém-nascidos, desejai o leite espiritual puro, a fim de que, por ele, cresça para a salvação'”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas