Gaudium news > Noruega torna-se um país laico

Noruega torna-se um país laico

Oslo – Noruega (Terça-feira, 03-01-2017, Gaudium Press) Oficialmente a Noruega acaba de tornar-se um país laico.
A Igreja Luterana dependia diretamente do Estado norueguês e a partir do dia 02 de janeiro, depois de um processo iniciado na década passada, não mais será assim.

Os 1.700 pastores e demais ocupantes de outras funções relativas à religião deixarão de ser funcionários públicos nomeados pelo Estado que, até agora, constituía-se como sendo a mais alta autoridade e última instância para a Igreja.

O Rei da Noruega não mais será a autoridade suprema dos luteranos de seu país e foi também ab-rogada a norma legal que estabelecia a obrigação formal de que metade do Governo deveria ser da religião protestante.

Depois de oito anos que o Parlamento aprovou um acordo que introduziu várias modificações na Constituição de 2012, a nova medida pode ser aprovada, conforme estas modificações legais, pela unanimidade do Parlamento norueguês, em maio de 2016.

Esta mudança organizacional foi a maior já realizada dentro da igreja luterana desde sua fundação e a coloca ao lado dos protestantes da Suécia que já haviam aprovado no início deste século a separação entre Igreja e Estado.
Este tipo de separação só não acontece na Dinamarca, outro país nórdico de maioria protestante.

Embora haja uma separação formal a partir de agora entre as duas instituições, a Igreja Luterana continua sendo considerada como “a Igreja Nacional norueguesa e será apoiada como tal pelo Estado”. É o que está expresso na Constituição modificada.

Assim como outros países escandinavos, a Noruega tem assistido a uma diminuição constante dos membros da Igreja Luterana. Somente em 2015, os luteranos viram deixar oficialmente suas fileiras 15.486 de seus membros. Uma cifra recorde.

Apesar disto e mesmo com a entrada em vigor da nova lei, as autoridades norueguesas destinaram 1.900 milhões de coroas (209 milhões de euros) para a Igreja Luterana neste ano de 2017, cerca de 3,3% a mais do que em 2016. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas