Gaudium news > Papa Francisco recorda mortos de motim de presos em Manaus

Papa Francisco recorda mortos de motim de presos em Manaus

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 04-01-2017, Gaudium Press) “Manifesto dor e preocupação pelo que aconteceu (em Manaus). Convido a rezar pelos defuntos, pelos seus familiares, por todos os detidos daquela cadeia e pelos que ali trabalham”, foram palavras do Papa Francisco no final da no final da Audiência Geral de quarta-feira realizada na Sala Paulo VI.

O Papa referia-se ao massacre acontecido na capital do Amazonas em um complexo penitenciário quando facções rivais se defrontaram neste domingo causando a morte de mais de 60 presos de ambos os bandos.

Francisco comentou as “notícias dramáticas” oriundas do Brasil quando afirmou: “Renovo o apelo para que os institutos penitenciários sejam lugares de reeducação e de reinserção social e que as condições de vida dos detidos sejam dignas de pessoas humanas”.

Falando sem ler o texto, o Papa convidou a rezar por todos os detidos do mundo, “para que as cadeias sirvam para reinserir e não estejam superlotadas, que sejam lugares de reinserção”.

Antes de rezar uma Ave Maria pela situação criada com esses fatos, Francisco convidou os presentes: “Rezemos a Nossa Senhora, mãe dos detidos”.

Arquidiocese de Manaus

Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo de Manaus, já havia se manifestado a propósito do confronto entre os bandos rivais e, na ocasião, expressou sua condenação pelo motim acontecido no complexo prisional amazonense:

“Manifestamos o nosso repúdio contra a mentalidade daqueles que banalizam a vida, achando que a mesma é descartável, onde se pode matar e praticar todo tipo de crime e violência”, referiu

No próximo sábado, 06/01, a Arquidiocese de Manaus fará celebrar Missa de sétimo dia pelas almas dos mortos. A celebração Eucarística será na realizada na Catedral da Imaculada Conceição, na capital amazonense. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas