Gaudium news > Santuário de Fátima e Universidade Católica promovem Curso sobre Fátima

Santuário de Fátima e Universidade Católica promovem Curso sobre Fátima

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 04-01-2017, Gaudium Press) Já em pleno Ano do Centenário das Aparições de Fátima, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP), o Santuário de Fátima promove um curso de formação entre os dias 17 de janeiro e 27 de fevereiro que terá, a guisa de título, a designação de: ‘O Acontecimento Fátima: curso interdisciplinar’.

Da equipe docente fazem parte o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas; João Lourenço, José Eduardo Borges de Pinho, António Matos Ferreira e José Tolentino Mendonça da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; Américo Pereira e José Miguel Sardica da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa; José Poças das Neves do Centro de Estudos de Fátima; Marco Daniel Duarte, Pedro Valinho Gomes e Sónia Vazão do Santuário de Fátima.

02FATIMAcurso.jpg

Serão sete sessões presenciais realizadas às terças-feiras em Lisboa. O Santuário de Fátima informa também pelo seu site que as inscrições terminam em 15 de janeiro, dois dias antes do curso ter início em Lisboa, no Anfiteatro Pe. José Bacelar e Oliveira, na Universidade Católica Portuguesa.

“Quis-se um curso interdisciplinar para que pudesse abarcar as diferentes temáticas que se encontram na História de Fátima e nos conteúdos que compõe o ‘corpus’ do que habitualmente é designado por “Mensagem de Fátima””, disse o coordenador do curso e diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

Explicou ainda Daniel Duarte que o Curso de formação ‘O Acontecimento Fátima: curso interdisciplinar’ surge também porque “muitas pessoas não puderam frequentar o Curso de Verão destinado a investigadores” e ainda vai proporcionar aos alunos da Universidade Católica e a outras pessoas interessadas na temática, crentes ou não, “uma aproximação bastante aprofundada do fenómeno de Fátima”.

Detalhes

Este curso é destinado a investigadores e estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas); Professores do ensino básico e secundário (áreas de História, História da Arte, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica); Formadores/catequistas e outros agentes pastorais.

Os participantes poderão, por exemplo, “examinar as fontes para o estudo do fenômeno de Fátima; apresentar os elementos sobre a História de Fátima; identificar implicações transversais do fenómeno de Fátima”.

O coordenador do curso, Marco Daniel Duarte explicou que “Importa sobretudo dotar os formandos de ferramentas que auxiliem à compreensão de um fenómeno que perpassa o mundo das ciências da religião, mas que extravasa também para o mundo da cultura, da sociologia, da política, da geografia humana, da expressão artística, dos ‘media’, da economia”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com www.fatima.pt/pt/news/santuario)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas