Gaudium news > Em Milão também se conservam relíquias dos Reis Magos

Em Milão também se conservam relíquias dos Reis Magos

Milão – Itália (Sexta-feira, 06-01-2017, Gaudium Press) A festa dos Reis Magos, solenidade da Epifania do Senhor, é vivida de modo muito especial em Milão; e não é para menos, já que na cidade italiana, especificamente na Paróquia de Santo Eustorgio, também se conservam relíquias dos Magos do Oriente.

Em Milão também se conservam relíquias dos Reis Magos 1.jpg

Segundo uma tradição, após o falecimento dos Reis Magos em Jerusalém, aonde haviam regressado após a crucifixão de Jesus, seus restos mortais foram encontrados por Santa Helena, mãe do imperador Constantino, e levadas a Constantinopla à Igreja de Santa Sofia. Dali, a pedido do imperador, os restos foram transladados a Milão e doados a Santo Eustorgio, eleito então Bispo.

Conta-se que ao ingressar das relíquias na cidade italiana a carruagem com o sarcófago que as continha ficou afundado no barro sendo impossível movê-lo dali. Incidente que Santo Eustorgio interpretou como um mandato para edificar no lugar a primeira Basílica que custodiou as relíquias dos Magos do Oriente. Hoje igreja de Santo Eustorgio.

Com o saque da cidade de Milão em 1164 as relíquias foram entregues ao Arcebispo de Colônia. Desde então permanecem na cidade alemã, onde são veneradas na Catedral. Mas em 1906, o então Bispo de Milão, Cardeal Ferrari, obteve uma parcial restituição das relíquias, que se conservam em uma urna no altar dos Reis Magos na Basílica de Santo Eustorgio.

É por esta razão que o templo milanês celebra solenemente nesta sexta-feira, 06 de janeiro, a festividade da Epifania do Senhor.

Em Milão também se conservam relíquias dos Reis Magos 2.jpg

Os atos foram marcados por uma procissão iniciada às 11h a partir da praça da Catedral de Milão, onde se encontraram diferentes grupos participantes. Às 11h15 foi a solene bênção, e em seguida se iniciou o percurso processional que teve como itinerário a via Torino, as Colunas de São Lorenzo, curso de Porta Ticinese, até a praça de Santo Eustorgio.

Às 12h15, houve uma parada na Basílica de São Lorenzo para a evocação do encontro dos Magos com Herodes e às 12h40, novamente na praça de Santo Eustorgio, ocorreu uma oferenda dos dons dos Reis Magos no presépio vivo, além do discurso das autoridades da cidade, que por tradição se realiza durante esta festividade.

As solenes celebrações pela Epifania serão concluídas com a Missa vespertina e com a exposição das relíquias dos Magos. A Missa será presidida por Dom Carlo Faccendini, vigário episcopal para a cidade de Milão. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas