Gaudium news > Folia de Reis encerra as festividades natalinas no Brasil

Folia de Reis encerra as festividades natalinas no Brasil

Belo Horizonte – Minas Gerais (Sexta-feira, 06-01-2017, Gaudium Press) A Igreja Católica recorda na festa da Epifania do Senhor, a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, celebrada no dia 06 de janeiro (no Brasil a festa foi transferida para o domingo, que neste ano cai no dia 08 de janeiro).

Por ocasião do Dia dos Reis, há uma tradição, trazida no século XVIII pelos colonizadores portugueses, que ainda é mantida em várias cidades brasileiras: a Folia de Reis.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais apresentou ao Conselho Estadual de Patrimônio (Conep) um relatório no qual são identificados por volta de 1,5 mil grupos de folias de reis, pastorinhas, terno, charola e outros, distribuídos em 285 municípios.

Folia de Reis

Segundo o Professor e coordenador do Curso de Jornalismo na Faculdade Canção Nova, João Rangel, a Folia de Reis “em Portugal, a manifestação cultural tinha a principal finalidade de divertir o povo. Aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso”.

Os grupos de cantores e instrumentistas percorrem as cidades “entoando versos alusivos à visita dos Reis, passando de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café. Em cada casa que é acolhida, a Folia apresenta-se cantando e tocando músicas de louvor a Jesus e aos Santos Reis, em volta do presépio, com muita alegria”, explica João Rangel.

Esse caminho percorrido pelos grupos de Folia de Reis, remetem ao percurso feito pelos Magos até encontrarem o Menino Jesus na manjedoura em Belém.

Dentre os integrantes do grupo da Folia de Reis estão diferentes personagens. O Capitão é o líder e carrega a Bandeira do grupo, que é toda enfeitada com fitas, flores, e figuras que recordam o menino Jesus. O palhaço, trajando vestes coloridas, vai à frente, com máscara e uma espada ou varinha que utiliza para abrir passagem para a Folia. Os outros membros participam da festa cantando e tocando seus instrumentos musicais, que também são enfeitados.

O Dia de Reis é considerado o encerramento das festividades natalinas. (EPC)

Com informações da ACI Digital

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas