Gaudium news > Conselho Permanente dos Bispos Portugueses reúne-se em Fátima

Conselho Permanente dos Bispos Portugueses reúne-se em Fátima

Lisboa – Portugal (Terça-feira, ,10-01-2017, Gaudium PressO Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) inicia hoje seu primeiro Encontro do Ano de 2017.

O local escolhido para a realização das reuniões do CEP foi o Santuário de Nossa Senhora de Fátima que comemora neste ano o primeiro centenário das aparições. Mais precisamente, os bispos estarão reunidos nas dependências da Casa de Nossa Senhora das Dores que pertence ao Santuário.

Santuário de Fátima2.jpg

O Conselho Permanente da CEP é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, ele tem como uma de suas funções preparar os trabalhos da Conferência Episcopal e dar seguimento às suas resoluções. De ordinário suas reuniões são realizadas mensalmente.

Membros

Atualmente, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa está constituído por Dom Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e Presidente da CEP, Dom António Marto que é vice-presidente e bispo de Leiria-Fátima. O padre Manuel Barbosa é o secretário do Conselho.

Ainda fazem parte do Conselho Permanente na qualidade de vogais, no triênio 2014-2017: D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga; D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto; D. José Alves, arcebispo de Évora; D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo; D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra.

Temas tratados

O padre Manuel Barbosa, secretário e porta-voz da CEP, comunicou aos órgãos de imprensa que logo após a reunião do Conselho, por volta de 14:30 horas estará disponível para informar às mídias em geral para “prestar declarações aos órgãos de comunicação social sobre os temas abordadas na sessão do Conselho”. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Ecclesia

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas