Gaudium news > Arquidiocese do México prepara peregrinação anual à Nossa Senhora de Guadalupe

Arquidiocese do México prepara peregrinação anual à Nossa Senhora de Guadalupe

Cidade do México – México (Quarta-feira, 11-01-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese do México prepara-se para um dos seus mais importantes eventos anuais: a peregrinação diocesana à Basílica de Guadalupe. A romaria, que é um dos três eventos massivos destacados da jurisdição eclesial, junto com o Rosário Vivo e a procissão de Corpus Christi, ocorrerá no próximo sábado, 14 de janeiro.

Sobre ela se referiu o Padre Héctor Peña García, a cargo da Comissão Arquidiocesana de Eventos Massivos de Evangelização, que foi entrevistado para “Desde la Fe”, meio de comunicação diocesano: “Partiremos às 09h da Ex Glorieta de Peralvillo; nesta ocasião os seminaristas do Conciliar levarão em andares as imagens da Virgem e de São João Diego, para dar a este evento um sentido vocacional, como o pediu o Papa Francisco; seguirá o coro; depois o IV Vicariato, presidindo a caminhada, e por último os outros sete Vicariatos, representados cada um com uma cor diferente em suas vestimentas”.

Arquidiocese do México prepara peregrinação anual à Nossa Senhora de Guadalupe.jpg

Disse que o objetivo é colocar nas mãos da “Moreninha de Tepeyac” os projetos do ano que inicia e renovar a confiança até a Mãe de Deus: “caminhamos até Nossa Mãe e depositamos nela todos nossos projetos, para que nos ajude a sair de nós e ir às periferias, aproximar-nos do irmão para compartilhar-lhe nossa Fé e nossa Confiança, para que juntos possamos encontrar em Deus essa solução de paz e justiça”.

Na peregrinação participarão os oito vicariatos episcopais, e este ano encabeçará o percurso o IV Vicariato “São Miguel Arcanjo”, reunindo a milhares de pessoas, como comentou o sacerdote: “Acodem entre 12 mil e 15 mil pessoas; rezamos o Santo Rosário dirigidos pelo Cardeal Rivera Carrera; os Bispos Auxiliares vão à frente de cada um dos vicariatos, e posteriormente se congregam ao lado do Arcebispo do México, para depois entrar juntos ao recinto Guadalupano. É uma peregrinação nutrida, mas falta muito por fazer, sobretudo no tema dos leigos”.

Nesta oportunidade o Padre Peña García, como encarregado dos Eventos Massivos da Arquidiocese, está animando às comunidades paroquiais para que se somem à peregrinação e deem testemunho de unidade, solidariedade e comunhão com a Igreja e seus pastores.

“Um dos problemas de hoje é que carecemos de motivação e de compromisso; fazemos de nosso serviço um trabalho limitado ‘aos nossos grupos’, ‘a minha paróquia’, ‘a minha família’, e isso não é o projeto de Deus; seu verdadeiro fim é formar comunidades; em nosso caso, identificar-nos como Arquidiocese do México, retomar como sacerdotes o compromisso de acompanhar aos nossos leigos, de fazer-nos um com eles e caminhar juntos no caminho da Fé”, manifestou.

Um chamado que faz extensivo não somente para a peregrinação do próximo sábado, mas também para os outros dois grandes eventos da Arquidiocese. “Os três eventos arquidiocesanos mais importantes, além de seu tom de religiosidade, devem promover a expressão evangelizadora, que permita viver alegremente, através destes sinais, a Boa Notícia de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vem a nós para salvar-nos, que nos leva a dar um serviço aos que nos rodeiam”, assinalou. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas