Gaudium news > Pela primeira vez, um Bispo filipino é nomeado à frente de Diocese nos Estados Unidos

Pela primeira vez, um Bispo filipino é nomeado à frente de Diocese nos Estados Unidos

Los Angeles – Estados Unidos (Quinta-feira, 12-01-2017, Gaudium Press) Dom Oscar A. Solis, nascido em 1953 em San Jose, Nueva Ecija, Filipinas, foi nomeado pelo Papa Francisco como novo Bispo de Salt Lake City, Estados Unidos, depois de ter servido como Bispo auxiliar de Los Angeles. O prelado é o primeiro Bispo filipino a presidir uma sede diocesana nos Estados Unidos. Dom Solis fala fluentemente inglês, tagalo e espanhol.

Pela primeira vez, um Bispo filipino é nomeado à frente de Diocese nos Estados Unidos.jpg

O novo Bispo não somente é filipino de nascimento, também foi formado no Seminário da Palavra Divina em Tagaytay City, e estudou na Universidade de Teologia de São Tomás em Manila. Desde sua ordenação em 1979 até 1984 serviu em seu país, após o qual viajou a Roma, onde estudou Direito Canônico e depois aos Estados Unidos, onde serviu em várias Dioceses. Em 2003 foi nomeado Bispo auxiliar de Los Angeles por São João Paulo II, onde foi Vigário para o Ministério Étnico e depois Bispo auxiliar para a Região Pastoral de São Pedro.

Dom Solis, em diálogo com Angelus News, qualificou sua nomeação como “um reconhecimento da diversidade da Igreja na América e da universidade da Igreja”. O prelado indicou que “é uma tremenda bênção, uma responsabilidade e um privilégio estar a serviço da Igreja nos Estados Unidos tendo vindo das Filipinas”.

Além de seu trabalho como Bispo auxiliar, Dom Solis serviu como Presidente e membro do Subcomitê sobre Assuntos da Ásia e as Ilhas do Pacífico da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos. “Sentirei falta dos meus amigos e sacerdotes, mas sei que Deus tem algo para nós quando nos conduz a um novo lugar”, concluiu. “Sei que não nos equivocamos quando trabalhamos juntos como Igreja, como comunidade. Deus proverá o resto”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas