Gaudium news > Santuário de Fátima: Iniciado Curso sobre a Mensagem de Fátima

Santuário de Fátima: Iniciado Curso sobre a Mensagem de Fátima

Fátima – Portugal (Sexta-feira, 13-01-2017, Gaudium Press) De acordo com o Serviço de Informação do Santuário de Fátima, (SISF), tem início nesta sexta-feira a 12ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima.

O Curso que deve ir até domingo, 15/01, é promovido pelo Santuário da Cova da Iria no âmbito da celebração do Centenário das Aparições. Ele será ministrado pela Irmã Ângela Coelho, postuladora da Causa de Canonização dos beatos Francisco e Jacinta. Em outubro haverá uma nova edição do mesmo Curso.

O Curso

O curso será desenvolvido nas dependências da Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, no parque do Santuário. Ele se destina a devotos e peregrinos de Fátima, a agentes da pastoral dos mais diversos âmbitos, aos colaboradores do Santuário ou dos movimentos marianos.

É uma oportunidade para se conhecer melhor a espiritualidade de Fátima.

Serão apresentadas em oito sessões nas quais serão abordados vários temas relacionados a Fátima.

Temática

O Curso se inicia com um enquadramento teológico das aparições e prossegue com uma abordagem sobre a importância e o significado atual de Fátima.

Durante as sessões serão dados a conhecer os acontecimentos e os protagonistas de Fátima; será sublinhada a centralidade e o rosto trinitário de Deus na Mensagem de Fátima e se falará sobre a importância da adoração eucarística como convite a uma atitude de oblação.

Irmã Ângela Coelho apresentará ao longo do Curso também uma reflexão sobre Maria como uma figura intercessora e a expressão da presença materna de Deus bem como a importância da oração do rosário.

Também serão parte do currículo do Curso, reflexões sobre o Coração Imaculado de Maria como expressão da compaixão de Deus pelo mundo; a pedagogia do Segredo: do medo à esperança; a reparação como convite a participar na ação salvadora de Deus; a consagração como entrega e acolhimento e, por fim a biografia e perfil espiritual dos Videntes de Fátima.

Objetivo

O objetivo deste Curso a ser ministrado pela Postuladora da Causa de Canonização dos Beatos Francisco e Jacinta é dar a conhecer, de forma abrangente e articulada, o essencial da Mensagem de Fátima: uma mensagem de Paz e de esperança para toda a humanidade.

A expositora pretende relacionar os elementos fundamentais das aparições da Cova da Iria, sistematizando aspetos temáticos e enquadrando-os teologicamente, procurando sempre relacioná-los com aspetos específicos da vida cristã.

Por ocasião da edição anterior do Curso da Mensagem de Fátima, a Irmã Angela Coelho afirmou que o sucesso dele deve-se, essencialmente ao interesse das pessoas que “querem saber mais, motivadas naturalmente pelo Centenário das Aparições e o momento que estamos vivendo. Por outro lado, penso que também há um desejo maior dos cristãos de aprofundarem a fé”.

“Outra coisa que considero muito importante é olhar para a Mensagem de Fátima, ainda que a conheçamos, com um olhar novo e um coração aberto como quem quer aprender mais, com a curiosidade própria de quem gosta de se deixar encantar”, concluiu Irmã Angela. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas