Gaudium news > Ministra da Educação do Canadá reafirma proteção de sistema católico de educação

Ministra da Educação do Canadá reafirma proteção de sistema católico de educação

Toronto – Canadá (Segunda-feira, 16-01-2017, Gaudium Press) A Ministra da Educação de Ontario, Canadá, Mitzie Hunter, rejeitou um relatório recente que colocava em dúvida a conveniência para o estado de financiar as escolas católicas de Ontario. O sistema educativo católico local goza da proteção constitucional e tem um histórico de bons resultados em seu trabalho.

Ministra da Educação do Canadá reafirma proteção de sistema católico de educação.jpg

“Nosso governo está comprometido a continuar apoiando a educação católica financiada publicamente e a assegurar-se de que nosso sistema de educação financiado com recursos públicos continue sendo um dos melhores do mundo”, anunciou a Ministra em declarações divulgadas por ‘The Catholic Register’. “Sabemos que os quatro sistemas financiados publicamente se dedicam a dar apoio para que todos nossos estudantes alcancem a excelência e espero continuar essa sociedade”.

A estratégia que tem dado bons resultados em Ontário é o de outorgar a administração de um sistema de educação separado às escolas de identidade religiosa que é financiado com recursos públicos. Este sistema oferece vantagens em comparação com as políticas em outras partes do país, mas tem sido questionado pelos custos que significa para a administração local. No entanto, a continuidade do sistema está garantido na constituição.

“Sabemos que existem formas de obter uma maior eficiência no sistema de educação sem comprometer nossas obrigações constitucionais com nossos sistemas educativos católicos e francês”, esclareceu a Ministra. Várias juntas de educação locais trabalharam alternativas como o compartilhar serviços de transporte ou administração. Calcula-se que um terço dos estudantes de Ontario são educados por instituições católicas. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas