Gaudium news > O Gêneses e a Criação são tema de encontros em Roma

O Gêneses e a Criação são tema de encontros em Roma

Roma – Itália (Terça-feira, 17-01-2017, Gaudium Press) “O Gêneses: a criação, o casal, o pecado original”, assim se intitula uma nova edição das leituras teológicas que desde o dia 12 de janeiro ocorre na Cidade Eterna por iniciativa do Vicariato da Diocese de Roma. O primeiro encontro, que contou com a presença do Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Papa para Roma, teve como tema “A Criação”.

O Gêneses e a Criação são tema de encontros em Roma 1.jpg

A cargo da abertura destes encontros, que se desenvolverão durante janeiro, estiveram Cesare Mirabelli, presidente emérito da Corte Constitucional, assim como Dom Giacomo Morandi, subsecretário da Congregação para a Doutrina da Fé, e o físico Piergiorgio Picozza, docente da Universidade Tor Vergata, que abordaram tanto o aspecto teológico da Criação, como o científico.

Dom Morandi assinalou em sua intervenção que no primeiro capítulo do Gêneses “a ação de Deus se apresenta como iluminadora, produz ordem, bem e beleza”, além disso “o verbo criar indica um modo único de obrar sem limite, típico somente de Deus”.

“A palavra de Deus tem como primeiro efeito aquele de criar um mundo onde não reina mais o ‘quase’, mas o ‘orem’, um cosmos onde cada coisa está em seu lugar e sabiamente regulado”, acrescentou o subsecretário da Congregação para a Doutrina da Fé, que também disse que com “a criação do homem, toda a história alcança seu ápice. Todos os atos prévios de Deus, de fato, parecem considerar-se como uma preparação ao ingresso do homem na criação”.

O Gêneses e a Criação são tema de encontros em Roma 2.jpg

Por sua vez o físico Picozza disse que este é um tema no qual a ciência e a Fé se encontram, já que “as leis fundamentais da natureza estão sintonizadas por uma evolução que leva a vida”. De acordo com o acadêmico, “são muitas as coincidências afortunadas nas quais o Big Bang parece um grito para uma explicação de origem divina”.

Fechando o primeiro encontro das leituras teológicas, o Cardeal Agostino Vallini assinalou que “Deus nos confiou o mundo e nós devemos custodiá-lo, nós somos responsáveis da Criação”.

“Deus tem feito o homem belo, o mundo é belo. Nós somos portadores e custódios desta beleza e da responsabilidade da criação”, concluiu o Vigário do Papa ao sintetizar em duas palavras: beleza e responsabilidade, o desenvolvimento do encontro.

O ciclo das leituras teológicas continuarão no dia 19 de janeiro com o tema “O Gêneses: o casal”; e no dia 26 de janeiro com “O Gêneses: o pecado original”. Nos quais se contará com a presença de Dom Lorenzo Leuzzo, Bispo Auxiliar de Roma; e o genetista Bruno Dallapiccola, além de Enrico Costa, Ministro de Assuntos Regionais e responsável dos temas da família.

Os encontros se desenvolverão na ‘Sala della Conciliazione’ do Vicariato de Roma. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas