Gaudium news > Milhares de fiéis mexicanos peregrinam à Basílica de Guadalupe

Milhares de fiéis mexicanos peregrinam à Basílica de Guadalupe

Cidade do México – México (Terça-feira, 17-01-2017, Gaudium Press) A Basílica de Guadalupe no México foi o epicentro de uma numerosa peregrinação. No último sábado, 14 de janeiro, ocorreu uma nova romaria da Arquidiocese do México que reuniu a milhares de fiéis da capital em torno da “Moreninha de Tepeyac”.

A peregrinação contou com a participação do Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, que encabeçou a oração do Santo Rosário que os milhares de peregrinos oraram rumo à Basílica. Junto ao purpurado estavam os Bispos Auxiliares, os religiosos, e religiosas da Arquidiocese, além dos seminaristas que tiveram a honra de levar os andores das imagens de Nossa Senhora de Guadalupe e San Juan Diego. O Cardeal também presidiu a Solene Eucaristia em honra à Padroeira da América.

Milhares de fiéis mexicanos peregrinam à Basílica de Guadalupe 1.jpg

“Esta manhã temos caminhado como família para vir a encontrar a nossa Mãe na Fé e receber o consolo que necessitamos em nosso peregrinar como Igreja que tem a encomenda de ser Boa Notícia para a Cidade (…) Este retorno à Casinha de Tepeyac tem um especial significado para seu servidor, pois trouxe como humilde oferenda para colocar aos pés de Maria de Guadalupe o serviço que o Senhor me permitiu realizar nesta querida Arquidiocese do México, e que no dia 26 de julho de 1995 encomendei a nossa Mãe”, expressou o Cardeal Rivera ao iniciar a homilia da Santa Missa.

Como vem ocorrendo nos últimos anos, o purpurado aproveitou o contexto da peregrinação arquidiocesana para colocar as orientações pastorais do novo ano aos pés de Nossa Senhora de Guadalupe: “Também, depois de mais de 21 anos vivendo o processo pastoral em nossa Igreja local, que teve sua raiz no acontecimento providencial do II Sínodo Diocesano, ponho nas mãos da intercessão de Maria de Guadalupe e San Juan Diego as Orientações Pastorais 2017, que este dia lhes apresento. São uma perspectiva para o futuro imediato e, ao mesmo tempo, resultado de um longo caminho de consulta, prática e avaliação”.

O Arcebispo e Primaz do México comentou que dito plano pastoral busca fortalecer equipes eclesiais que contribuam à formação na Fé nas paróquias, assim como acompanhar as diferentes etapas da vida matrimonial e familiar, e especialmente às novas gerações.

“É um desafio muito grande, mas nesta etapa temos a oportunidade de unir os elementos da pastoral missionária urbana que, pouco a pouco, estamos conhecendo e praticando. Outra preocupação real é fazer com que este patrimônio eclesial seja apreciado e assumido pelos agentes mais jovens que já são ou serão os futuros evangelizadores da Cidade”, pontualizou o Cardeal.

Milhares de fiéis mexicanos peregrinam à Basílica de Guadalupe 2.jpg

Disse igualmente que hoje, mais que nunca, se necessita uma maior proximidade com os que mais necessitam: “Os sinais dos tempos que vivemos nos urgem para que nosso plano pastoral, a Missão Permanente na Cidade, signifique verdadeira proximidade com os que sofrem pobreza e marginalização mediante atitudes samaritanas. Devemos oferecer atitudes de esperança ao ambiente social de nossa urbe, gerando ações que sejam sinal de humanidade, de solidariedade, para colaborar em reconstruir o tecido de unidade e confiança entre os habitantes da Cidade do México”.

Ao concluir a homilia, e após dirigir uma saudação a cada um dos membros da Igreja Arquidiocesana, o Cardeal Rivera orou a Deus para que “infunda seu Espírito sobre todos”, e “renove a confiança na presença do Senhor que nos acompanha”.

“Que Maria de Guadalupe e Juan Diego sigam intercedendo a favor da maturidade de nossa Fé e compromisso com a missão”, finalizou o purpurado. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas