Gaudium news > Bispos da Espanha propõem São Tomás de Villanueva como Doutor da Igreja

Bispos da Espanha propõem São Tomás de Villanueva como Doutor da Igreja

Madri – Espanha (Quinta-feira, 19-01-2017, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Espanhola apresentará diante da Santa Sé o pedido formal de outorgar o título de Doutor da Igreja universal a Santo Tomás de Villanueva, agostinho e Arcebispo de Valência. A iniciativa nasceu da Fraternidade de Agostinhos Espanhóis, que obtiveram que os prelados do país se unissem ao pedido, que pode dar fruto em um lapso de quatro ou cinco anos, segundo informou Alfa y Omega.

Bispos da Espanha proporão São Tomás de Villanueva como Doutor da Igreja.jpg

Os Bispos destacaram a santidade de vida do prelado e a profundidade de sua doutrina como base de seu pedido. O pedido se produz “em momentos nos quais a Igreja tem necessidade urgente de dar um impulso renovado à proclamação do Evangelho, a sã doutrina e o exemplo de vida do pai dos pobres”, segundo afirmaram os promotores do pedido. Tanto sua ação caritativa como sua pregação, descrita pelo sacerdote agostinho Jaime García Álvarez como “obras de misericórdia expressadas em palavras”, são apresentadas como fruto de uma vivência permanente da misericórdia.

São Tomás de Villanueva teve que governar a sede de Valência em tempos de grande crise para o sacerdócio: numerosos presbíteros se ausentavam de seus deveres e outros muitos não cumpriam a disciplina do celibato. O Santo Bispo não duvidou em aplicar a denúncia pública e a ex-comunhão, que qualificava como “o remédio da Santa Mãe Igreja para curar a estes filhos enfermos”. Além disso, desta firme implementação das normas eclesiásticas, o Santo se adiantou às reformas do Concílio de Trento criando o primeiro Seminário diocesano da história: o Colégio da Apresentação da Bem-aventurada Virgem no Templo.

O Santo Bispo é recordado por uma intensa atividade caritativa, que o levou a alimentar a todas as crianças cujos pais manifestaram sua incapacidade para sustentá-las e a doar a totalidade de seus bens, inclusive sua própria cama que presenteou em seus últimos dias a um empregado pedindo-lhe somente que lhe permitisse usá-la até sua morte. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas