Gaudium news > Porto Alegre: Abertura da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes será no domingo

Porto Alegre: Abertura da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes será no domingo

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quinta-feira, 19-01-2017, Gaudium Press) No próximo domingo, dia 22 de janeiro serão iniciadas as preparações para a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, no Rio Grande do Sul.
A Arquidiocese de Porto Alegre já se movimenta afim de que tudo concorra para o maior brilho da solenidade.

Uma vasta programação religiosa foi anunciada:
A abertura oficial começa com uma missa presidida pelo bispo auxiliar Dom Adilson Busin, seguida da procissão e translado da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes para o Centro Histórico da capital.

aaaa10,,17607951-EX,00.jpg

Por mais nove dias as atenções estarão postas na preparação do evento da quinta-feira, dia 2, quando haverá missa logo pela manhã, seguida de grande procissão que sai do Santuário de Nossa Senhora do Rosário e vai até o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes.

Será a 142ª edição da Festa e, sobretudo a tradicional procissão que é considerada o ponto alto do evento, deverá atrair milhares de fiéis e peregrinos no dia 2 de fevereiro, quando é feriado na capital gaúcha.

Esta comemoração religiosa é a maior expressão pública da devoção mariana do povo gaúcho. No ano passado mais de 140 mil pessoas participaram da procissão com a imagem da Virgem sendo transportada pelos fiéis pelas ruas de Porto Alegre.

Para 2017, quando em todo o Brasil se comemora o Ano Mariano, espera-se um número maior de participantes.

Nossa Senhora dos Navegantes

A devoção e a designação de Nossa Senhora dos Navegantes têm início no século XV, com o ciclo das navegações dos europeus, especialmente com os portugueses.

Aqueles que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria tornou-se a protetora durante as tempestades e nos demais momentos de perigos que o mar e os rios oferecem ainda hoje.

A primeira imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi trazida de Portugal pelos navegantes.

O descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral trazia em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança -outro título para Nossa Senhora dos Navegantes- que chegou às Índias com ele, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII. Atualmente esta imagem encontra-se na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal.

Para o Brasil, com os navegantes portugueses, trouxeram em suas caravelas Nossa Senhora dos Navegantes que também é conhecida como Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem e também como Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas