Gaudium news > Episcopado colombiano reflete sobre a formação inicial nos seminários

Episcopado colombiano reflete sobre a formação inicial nos seminários

Bogotá – Colômbia (Quinta-feira, 19-01-2017, Gaudium Press) Com a finalidade de aprofundar nas orientações da nova ‘Ratio Fundamentalis Institututionis Sacerdotalis’, sobre o Dom de vocação presbiteral, emitido pela Congregação para o Clero, os Bispos da Colômbia refletirão sobre a formação inicial nos seminários.

A reflexão terá lugar no marco da 102ª Assembleia Plenária do Episcopado que se levará a cabo na sede do organismo eclesial colombiano em Bogotá de 06 à 10 de fevereiro. O objetivo é “responder com renovado espírito evangelizador e missionário aos desafios que apresentam os processos de acompanhamento dos futuros pastores da Igreja Colombiana”, como destaca a Conferência Episcopal em nota de imprensa.

Bispos da Colômbia refletem sobre a formação inicial nos seminários.jpg

Para ampliar o tema, exposto na nova ‘Ratio Fundamentalis’, os prelados contarão com a companhia de Dom Jorge Carlos Patrón Wong, Secretário para os Seminários da Congregação para o Clero.

Encontro Nacional de Reitores de Seminários Maiores

Precisamente o representante da congregação vaticana, também estará presente no Encontro Nacional de Reitores de Seminários Maiores Diocesanos e Religiosos que se celebrará igualmente de 06 a 11 de fevereiro na capital colombiana.

Durante o evento os reitores aprofundarão também na nova “Ratio Fudamentalis”, que é o documento que oferece a Santa Sé para o processo de formação dos futuros pastores da Igreja, e assim apresentar como o documento pode se adaptar à realidade colombiana.

Nova “Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”

A nova “Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, é um documento promulgado pela Congregação para o Clero no dia 08 de dezembro durante a solenidade da Imaculada Conceição, cujo propósito é oferecer orientações sobre a formação integral do sacerdote. Documento que não se promulgava há 46 anos.

Tal como se indica na introdução do texto, “trata-se de custodiar e cultivar as vocações, para que deem frutos maduros”, já que “elas são um ‘diamante bruto’ que temos que trabalhar com cuidado, paciência e respeito à consciência das pessoas, para que brilhem em meio do povo de Deus”, citando palavras do Papa Francisco na Plenária da Congregação para o Clero de 03 de outubro de 2014.

Desta maneira, como se explica no mesmo documento, a nova “Ratio Fundamentalis” faz uma descrição do processo formativo dos sacerdotes, começando desde os anos do Seminário.

Destaca-se especialmente a formação, tanto inicial como permanente, que deve seguir todo seminarista e sacerdote em comunidade. “Esta formação tem um caráter eminentemente comunitário a partir de sua origem. A vocação ao presbiterado, de fato, é um dom de Deus à Igreja e ao mundo, é a via para santificar-se e santificar aos demais, que não se recorre de maneira individual, mas tendo sempre como referência uma porção concreta do Povo de Deus”, como assinala o documento. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas