Gaudium news > Museus Vaticanos lançam novo website

Museus Vaticanos lançam novo website

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 24-01-2017, Gaudium Press) Os Museus Vaticanos contam agora com um novo website. O novo espaço virtual foi apresentado na manhã do dia 23 de janeiro, durante uma coletiva de imprensa que ocorreu na Sala Stampa da Santa Sé com a presença de Dom Fernando Vérgez Alzaga, L.C., Secretário-Geral do Governo do Estado da Cidade do Vaticano e anterior diretor de Telecomunicações do mesmo Governo; além de Barbara Jatta, diretora dos Museus; e Dom Dario Viganò, Prefeito da Secretaria para as Comunicações.

“A partir de hoje os Museus do Papa serão mais acessíveis e abertos ao mundo”, comentou Dom Vergéz que seguiu o processo de renovação do espaço virtual desde sua primeira fase, sendo diretor de Telecomunicações do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, e depois como Secretário-Geral do mesmo Governo.

Museus Vaticanos lançam novo website 1.png

“Devo admitir que o resultado que vejo hoje é inovador e dinâmico. O novo site pode ser consultado a partir do computador, tablet ou smartphone; e se apresenta em cinco versões linguísticas, todas com o mesmo conteúdo e estilo: italiano, inglês, espanhol, alemão e francês (…) O novo portal é completamente revolucionário desde o punto de vista do desenho com respeito ao velho site. E se apresenta simples e intuitivo, e ao mesmo tempo elegante e composto”, acrescentou.

Uma das características do novo portal é sua maior abertura, que permitirá aos Museus Vaticanos chegar a muitos. Sobre isto também falou Dom Vergéz, tomando palavras do Santo Padre: “Desejo recordar as palavras do Papa Francisco: ‘Os museus estão abertos a todos. Se o Papa tem os museus, é por isto: porque a arte pode ser um veículo extraordinário para contar aos homens e mulheres de todo o mundo, com simplicidade, a Boa Notícia de Deus, que se faz homem por nós, porque nos ama'”.

Agradeceu ao anterior diretor dos Museus, Professor Antonio Paolucci, com quem começou o projeto de modernização do novo website. Assim como a nova diretora, que como a vice-diretora seguiu de perto a fase final do website e que incentivou o catálogo on-line ali incluído. Também expressou seu agradecimento à Secretaria das Comunicações, que colaborou amplamente com o projeto.

Por sua vez a diretora dos Museus Vaticanos, Barbara Jatta, comentou que o novo website “está completamente renovado desde o ponto de vista editorial como a partir do design” e que “está dotado de uma simplicidade no acesso e na produção que o fazem moderno e de vanguarda”.

“Isto permite aproximar os Museus Vaticanos a um público vasto. De levar a missão de fazer conhecer, preservar e compartilhar o extraordinário laço de cultura e de beleza que os pontífices romanos têm recolhido e custodiado por séculos”, acrescentou.

Museus Vaticanos lançam novo website 2.png

Além disso, ressaltou a maior agilidade e acesso com que conta agora o novo portal; que às vezes congrega em um só espaço todos os museus e as diferentes coleções que ali se encontram: entre eles os museus Gregoriaro Epicio, Gregoriano Profano, Gregoriano Etrusco, Cristiano, Pio Clementino, as Capelas Sixtina, Nicolina e de Urbano VIII; além das salas da Imaculada e dos Claustros, por mencionar os mais destacados.

“É um museu dinâmico onde a tradição e a inovação encontram uma perfeita síntese, capaz de fazer concreto o que a Igreja Romana persegue desde sempre nas instituições culturais (…) O que impulsiona é aquela beleza que conduz a Fé. Este é um veículo de conhecimento através da harmonia e através da espiritualidade”, pontualizou Barbara Jatta.

Entanto Dom Dario Edoardo Viganò destacou a participação ativa que agora oferece o portal aos seus visitantes e fez uma completa descrição das características visuais e o rico conteúdo com o qual agora conta o novo portal, que continuará oferecendo também os percursos virtuais por suas salas, capelas e coleções.

O portal pode ser acessado ingressando no website www.museivaticani.va. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas