Gaudium news > Iniciada a celebração jubilar pelos 400 anos do Carisma de São Vicente de Paulo

Iniciada a celebração jubilar pelos 400 anos do Carisma de São Vicente de Paulo

Iniciada a celebração jubilar pelos 400 anos do Carisma de São Vicente de Paulo.jpg

Roma – Itália (Quinta-feira, 26-01-2017, Gaudium Press) Por ocasião dos 400 anos do carisma de São Vicente de Paulo, o Padre Tomaz Mavric CM, Superior Geral da Congregação da Missão e da Companhia das Filhas da Caridade, escreveu uma carta dirigida a toda família vicentina. O sacerdote manifesta estar “cheio de agradecimento e de alegria por este dom do céu”.

Afirma o Padre Mavric que o jubileu tem como data marco o dia 25 de janeiro: “Há uma data que é a fonte, a origem desta celebração, o início do ‘caminho de São Vicente de Paulo’, o início do carisma vicentino: o 25 de janeiro de 1617 no povo de Folleville, na França”, afirmou.

“Foi este pequeno povo onde Vicente ficou impactado pela enorme pobreza espiritual dos camponeses. Alguns meses mais tarde, teve a experiência da enorme pobreza material na cidade de Châtillon que deu nascimento às Damas da Caridade, conhecidas hoje com o nome de AIC, que dão um testemunho tão belo do carisma vicentino através de todo o mundo”, relatou.

São Vicente de Paulo se consagrou “totalmente aos que eram pobres espiritual e materialmente, suscitando a colaboração de tantas pessoas que caminharam seguindo seus passos, para fazer do Evangelho uma realidade ‘aqui e agora’ para milhões e milhões de pessoas durante os 400 anos que passaram desde aquela data”. Hoje, a família vicentina está constituída pela Congregação da Missão; as Filhas da Caridade; a Associação Internacional de Caridade (AIC); as antigas Confrarias da Medalha Milagrosa; Juventudes Marianas Vicentinas (JMV) e os Missionários Seculares Vicentinos (Misevi).

A toda família surgida da alma de São Vicente de Paulo, o Padre Mavric encomendou uma missão para este ano jubilar: “orar, estar atento, buscar, animar e convidar a um novo candidato à vida consagrada em uma das congregações da família vicentina ou a unir-se a um dos ramos laicais como membro”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas