Gaudium news > Semana de Teologia Pastoral é promovida na Espanha

Semana de Teologia Pastoral é promovida na Espanha

Madri – Espanha (Quinta-feira, 26-01-2017, Gaudium Press) O Instituto Superior de Pastoral da Universidade Pontifícia de Salamanca em Madri promoveu entre os dias 24 a 26 de janeiro a 28ª Semana de Teologia Pastoral sob o título “A Pastoral nas fronteiras da Fé”.

Cardeal Carlos Osoro.jpg
Cardeal Carlos Osoro,
Arcebispo de Madri

A abertura do evento esteve a cargo do Cardeal Carlos Osoro, Arcebispo de Madri, que convidou aos presentes à irem ao encontro dos outros para oferecer-lhes esperança, mas para isso é necessário primeiro “deixarmo-nos amar por Deus”, e assim irradiar “essa alegria que o Senhor nos dá, mostrando a eles sua compaixão”.

O diretor do Instituto Superior de Pastoral, Antonio Ávila, também interveio durante a abertura do encontro, onde ressaltou que a Semana de Teologia Pastoral está em completa sintonia com o chamado constante do Santo Padre Francisco de “ser uma Igreja em Saída”.

A primeira palestra foi ministrada por Carlos Gil Albiol, professor da Universidade de Deusto, Bilbao, que falou sobre “O Deus de Jesus não tem fronteiras” e se referiu ao contexto social e religioso no qual viveu Jesus de Nazaré, descrevendo como “um judeu até a medula”, e que fazia parte do mundo judeu em tudo, mas com uma especial preferência pelos perdidos, pelos que se encontravam fora. “Isto era o mais escandaloso para seus contemporâneos: que Jesus não pedia a estes perdidos mais conversão que aos justos. Sua mensagem é igual para todos: voltar a olhar a Deus”.

A Semana Teológica Pastoral, é inspirada na Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ onde o Papa Francisco assinala: “Cada cristão e cada comunidade discernirá qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar este chamado: sair da própria comodidade e atrever-se a chegar a todas as periferias que necessitam da luz do Evangelho”.

O encerramento da Semana de Teologia Pastoral foi realizado por Sebastián Mora Rosado, Secretário-Geral da Cáritas Espanhola. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas