Gaudium news > “Entrega a Deus no meio da sociedade”: destaque na ”Semana da Vida Consagrada”, em Portugal

“Entrega a Deus no meio da sociedade”: destaque na ”Semana da Vida Consagrada”, em Portugal

Lisboa – Portugal (Sexta-feira, 27-1-2017, Gaudium Press) A esperança que tem a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) é de que a Semana da Vida Consagrada, que se iniciou ontem, “valorize e promova” esta “dimensão” da entrega a Deus no meio da sociedade.

Até dia 2 de fevereiro, a Semana da Vida Consagrada vai procurar congregar “dioceses e paróquias, comunidades cristãs e religiosas, e todos os espaços eclesiais”.

A CIRP divulgou nota na qual expressa o desejo dos organizadores de que a edição de 2017 dessa Semana seja “fecunda” e contribua para “o conhecimento e a abertura das comunidades cristãs à Vida Consagrada, uma missão “essencial” para a Igreja Católica.

Ação de Graças, Semana de Estudos e Catequese

A nota divulgada pela CIRP informa que, durante a realização da Semana, “Pretende-se ainda dar graças a Deus pelo dom da Vida Consagrada, pela sua presença na Igreja e no mundo, sobretudo em muitos lugares de fronteira”.

No que diz respeito ao programa de iniciativas, foi informado que já está em marcha, em Fátima, a 32.ª semana de estudos sobre a Vida Consagrada, que tem como tema “Consagrados ao Serviço da Vida”.

Também foi preparado um conjunto de material que destaca a catequese para crianças e jovens nos quais eles são desafiados a refletir sobre o significado de uma “vida nas mãos de Deus”.

Semana do Consagrado

A Semana do Consagrado é um evento que foi instituído pela Conferência Episcopal Portuguesa, e que é organizado pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, em parceria com a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios e a Federação Nacional dos Institutos Seculares.

21.º Dia Mundial do Consagrado

O ponto alto desta Semana está reservado para o dia 02 de fevereiro, quinta-feira, quando será celebrado o 21.º Dia Mundial do Consagrado.

Nesta oportunidade, o Papa Francisco também vai comemorar a dará quando, em Roma preside uma Celebração Eucarística na Basílica de São Pedro.

O Dia Mundial do Consagrado foi instituído pelo Papa São João Paulo II, em 1997. A data escolhida tem sua simbologia e uma razão de ser: 02 de fevereiro é o dia em que o calendário católico comemora a Festa da Apresentação do Senhor.(JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas