Gaudium news > CNBB oferece documento preparatório para o Sínodo do Jovens

CNBB oferece documento preparatório para o Sínodo do Jovens

Redação (Sexta-feira, 27-01-2017, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, através das Edições CNBB, lançou esta semana a versão impressa e em português do Brasil do documento preparatório para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que seguirá o tema “Os jovens, a Fé e o discernimento vocacional”.

CNBB oferece documento preparatório para o Sínodo do Jovens.png

O Sínodo dos jovens tem por objetivo acompanhar a juventude em seu modo de vida em direção à maturidade e o tema escolhido pelo Santo Padre demonstra a preocupação pastoral da Igreja com os jovens.

A Igreja pretende, através de um processo de discernimento bem orientado, orientar os jovens para que descubram o seu projeto de vida e possam realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, e participando ativamente na edificação da Igreja e da sociedade.

Convocada pelo Papa Francisco, a 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos está programada para acontecer em outubro de 2018. O documento preparatório, que agora é disponibilizado em versão brasileira, foi apresentado no dia 13 de janeiro, no Vaticano. Um dos objetivos do texto é encontrar as melhores maneiras para acompanhar os jovens a reconhecer e acolher o chamamento à vida plena e anunciar o Evangelho de maneira eficaz.

Direcionado ao Sínodo dos Bispos, ao Conselho das Igrejas Orientais Católicas, às Conferências Episcopais, à Cúria Romana e à União dos Superiores Gerais, o documento é dividido em três partes: “Os jovens no mundo de hoje”; “Fé, discernimento, vocação” e “Ação pastoral”.

Na carta de divulgação, o Papa exorta que a juventude “não tenha medo de escutar o Espírito que vos sugere escolhas ousadas”. O Pontífice também recorda uma das palavras de Jesus aos discípulos, que lhe perguntavam: “Rabi, onde moras?”. Ele respondeu: “Vinde e vede!”. “Jesus dirige o seu olhar também a vós, convidando-vos a caminhar com Ele”, ressaltou.

Um questionário e consulta online aos jovens do mundo inteiro será disponibilizado na fase de consulta ao povo de Deus, assim como ocorreu no Sínodo da Família. Além disso haverá perguntas específicas e divididas por continente. (EPC)

Com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas