Gaudium news > Francisco: olhando Jesus, vemos seu olhar sempre fixo em nós

Francisco: olhando Jesus, vemos seu olhar sempre fixo em nós

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 31-01-2017, Gaudium Press) A homilia que o Papa Francisco proferiu hoje durante a Santa Missa celebrada na Capela da Casa Santa Marta foi inspirada nas leituras do dia, 4ª semana no Tempo Comum.

Da carta aos hebreus, Francisco lembrou que ela nos incita a progredir na Fé com “perseverança, mantendo o olhar fixo em Jesus”. Quanto ao capítulo 5º do Evangelho de Marcos, o Papa acentuou que “é Jesus que nos olha e percebe que estamos ali. Ele nos está próximo, está sempre no meio da multidão”.

imagem-jesus-cristo-salvador.jpg

Jesus “Não está com os guardas que fazem escolta, para que ninguém o toque. Não, não! Ele fica ali, comprimido entre as pessoas. E toda vez que Jesus saia, tinha mais gente”. Ele procurava as pessoas. E as pessoas o procuravam. O povo tinha os olhos presos Nele e Ele tinha os olhos presos nas pessoas:

“Sim, sim, no povo, na multidão”, “Não, não, em cada um! ” É esta a peculiaridade do olhar de Jesus. Jesus não massifica as pessoas; Ele olha para cada um”.

Dois milagres e o olhar de Jesus

São dois milagres que que o Evangelho de Marcos narra: Jesus cura uma mulher que tem hemorragias há 12 anos e ressuscita a filha de Jairo.

A mulher, sai do meio da multidão e consegue tocar a roupa de Jesus. Ele percebe que foi tocado e a cura.

Jesus vai até a menina, filha de um dos chefes da Sinagoga, e a ressuscita. Percebe que ela está com fome e diz aos pais que lhe deem de comer.

Francisco comenta:

“O olhar de Jesus passa do grande ao pequeno. Assim olha Jesus: olha para nós, todos, mas vê cada um de nós. Olha os nossos grandes problemas, percebe as nossas grandes alegrias e vê também as nossas pequenas coisas… porque está perto. Jesus não se assusta com as grandes coisas e leva em conta também as pequenas. Assim olha Jesus”.

Se corrermos, afirma o Papa, “com perseverança, mantendo fixo o olhar em Jesus”, acontecerá conosco o que aconteceu com as pessoas depois da ressurreição da filha de Jairo. Elas ficaram admiradas:

“Vou, vejo Jesus, caminho avante, fixo o olhar em Jesus e o que vejo? Que Ele tem o olhar sobre mim! E isto me faz sentir um grande estupor: é a surpresa do encontro com Jesus. Mas não tenhamos medo! Não tenhamos medo, assim como não o teve aquela senhora que foi tocar o manto de Jesus. Não tenhamos medo! Corramos neste caminho, com o olhar sempre fixo em Jesus. E teremos esta bela surpresa, que nos encherá de estupor. O próprio Jesus com os olhos fixos em mim”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas