Gaudium news > Cardeal Farrell dá mais informações sobre a “JMJ Panamá-2019”

Cardeal Farrell dá mais informações sobre a “JMJ Panamá-2019”

Roma – (Terça-feira, 31-01-2017, Gaudium Press) O prefeito da Congregação para os Leigos, Família e Vida, Cardial Kevin Farrell, ofereceu detalhes da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será realizada no Panamá, em 2019.

Em uma entrevista ao jornal, L’Osservatore Romano, o Purpurado informou que nos próximos três anos, o Dia Mundial da Juventude, que prepara os jovens para a JMJ-2019, terão como tema central a figura de Maria. E isto tem como objetivo “enfatizar a presença da mãe Deus na vida dos jovens e, especialmente, na fé e devoção do povo da América Central “.

O Panamá foi escolhido para sediar a JMJ, entre outros motivos, porque foi lá que “começou a introdução do Evangelho nas Américas”, disse o Cardeal Farrel. E isto é bem verdade, diz L’Osservatore Romano, a diocese Panamenha de “La Antigua” foi criada em 1513 e, portanto, foi a primeira de toda a América.

RV22791_Articolo.jpg

Mas a preparação para a JMJ Panamá – 2019 engloba todas as Conferências Episcopais da América Central. Todas elas apoiaram a candidatura do Panamá para sediar o evento, disse o Cardeal.

Outros temas preparatórios

Maria deverá ser a figura central nos preparativos da próxima Jornada da Juventude, sem dúvida. Porém, outros temas poderão ser agregados na preparação ao longo dos anos que faltam.

Um desses temas poderá ser a migração, que é muito caro ao Papa Francisco, e, sem dúvida, deverá ter lugar de destaque durante a Jornada Mundial da Juventude – 2019 que será realizada em um país localizado bem no cruzamento da América do Norte e América do Sul.

“Nestes dias, quando falamos de ambos, migrantes e imigrantes, a nomeação do Panamá oferece-se como um momento de reflexão sobre um dos fenômenos com as consequências sociais mais significativos para as mulheres e os homens do nosso tempo” , explica o Cardeal Prefeito.

A data escolhida

O Cardeal Farrell fala sobre a data escolhida para o Jornada Mundial Panama-2019. Ela deverá ser realizada entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2019, como já havia sido anunciado na semana passada pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mediate.

Ele recordou que o Dia Mundial da Juventude, em Manila, em 1995, também foi realizado em janeiro e “ficou na história como aquele com o maior número de participantes.”

O Cardeal admite que a escolha foi feita levando em conta as condições climáticas, pois, janeiro é o mês “com a menor índice de chuva” e pode causar problemas com os estudantes europeus e norte-americanos que desejem participar do evento. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações L’Osservatore Romano)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas