Gaudium news > Arquidiocese de Natal inicia processo de digitalização de seus arquivos

Arquidiocese de Natal inicia processo de digitalização de seus arquivos

Natal – Rio Grande do Norte (Quinta-feira, 02-02-2017, Gaudium Press) Através de uma parceria, a Arquidiocese de Natal e a instituição americana “Family Search Internacional” realizam a digitalização dos arquivos da Cúria Metropolitana e das paróquias que compõem o território arquidiocesano.

Arquidiocese de Natal inicia processo de digitalização de seus arquivos.jpg
Jorge Silva atuando no processo de digitalização,
na sala do arquivo da Arquidiocese
Foto: Luiza Gualberto/Arquidiocese de Natal

Além de garantir a preservação das informações contidas nos documentos, o projeto permitirá o acesso a dados relevantes para a pesquisa de história das famílias potiguares.

A parceria foi firmada em novembro do ano passado e desde então, o trabalho de digitalização vem sendo realizado.

Nestes primeiros meses, um funcionário da “Family Search” fez a montagem dos equipamentos, na sala do arquivo arquidiocesano, localizada no subsolo da Catedral Metropolitana. No local, ele realiza todo o trabalho de digitalização de documentos da Igreja.

Após esta etapa, o funcionário da instituição americana seguirá para as paróquias do interior do Rio Grande do Norte.

A “Family Search”, em colaboração com instituições que criam e guardam registros, começou a microfilmar e armazenar registros em 1938. Os projetos de digitalização começaram em 1998. De 1938 até hoje, a instituição já microfilmou em mais de 110 países.

No passado, quando os arquivos eram microfilmados, a Arquidiocese de Natal havia recebido esse projeto. Agora, nesta nova modalidade, com o auxílio da tecnologia digital, os livros que antes não foram digitalizados, passarão por esse processo, que se utiliza de um mecanismo de captura de imagens por meio de uma câmera fotográfica de alta resolução.

As imagens geradas são transferidas para um programa de computador, que posteriormente, as armazena em um HD. Todo o processo é feito por um especialista em geração de imagem e, no território arquidiocesano, o responsável pela condução deste trabalho é Jorge Silva, da “Family Search”.

Segundo Jorge, desde o início da parceria até o momento, já foram feitas aproximadamente 5 mil imagens dos livros da Arquidiocese de Natal.

O atual processo de digitalização reúne desde livros de batismo, casamento, óbitos até o acervo do jornal arquidiocesano “A Ordem”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Natal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas